sábado, 19 de outubro de 2013

PAS134. Dádiva de chamas

A uma ordem de Boultby, os negros principiaram a amontoar palha, ramos e folhas secas junto do edifício.
Scott, olhos a quererem saltar da cara e roxo de fúria, gritou:
- Boultby, és um pulha! Não faças isso!...
Mas Boultby fê-lo. A chispa do seu acendedor saltou para o combustível que rodeava a casa. No início, apenas uma pontinha avermelhada na extremidade de um galho ressequido. Depois, a coisa foi aumentando. As chamas apoiaram-se nos troncos das paredes e treparam até ao tecto. Num instante o «Rancho Liberdade» ficou transformado numa fogueira.
Havia outras coisas para fazer. Dali foram para a cabana dos escravos e lançaram-lhe fogo também. Foi Boultby quem ofereceu o fogo. Dirigiu-se ao negro doente e entregou-lhe uma porção de ramos incendiados.
- Toma! Deita-os ali!
O escravo recebeu a dádiva e olhou as labaredas que se erguiam nos troncos. Agora, todos compreendiam que a liberdade era coisa certa. E os ramos longos e esguios, aqueles ramos que serviam para confecionar chibatas, levaram o fogo à cabana.
Não acabaram, porém, o que faltava ainda realizar. Precisavam destruir o trabalho de Scott, aquele tabaco sujo de sangue dos escravos.
E aqueles homens de pele negra e mentalidade infantil esmagaram sob os pés as plantas que haviam semeado a chicote, plantas que eram todo o orgulho de Scott.
(Coleção Pólvora, nº 5)

Sem comentários:

Enviar um comentário