sábado, 5 de outubro de 2013

FAQ000. Uma secção com respostas a questões


Iniciaremos, hoje, uma nova secção no Passagens, destinada a deixar algumas respostas a questões que os nossos amigos podem sentir. Efetivamente, tendo-se notado um sensível aumento nos acessos ao blog, convirá esclarecer melhor os nossos objetivos e a forma como será possível tirar dele o melhor partido.
Criaremos assim um novo botão que dará acesso a esta secção e se localizará na barra sob o título do blog, ao lado dos diversos "Títulos...". Chamar-lhe-emos FAQ, apesar de a frequência ser quase nula, devido ao significado imediato que aquela designação comporta.
Utilizaremos esta secção para questões de ordem geral. As relacionadas com um post determinado serão tratadas na respetiva zona de comentários.
Assim, estamos à Vossa disposição para responder a qualquer questão.

Saudações do


Lobo Sentado

7 comentários:

  1. Bom dia, "Lobo Sentado".
    Sou um admirador do seu blogue desde que o descobri, ao acaso, enquanto navegava na net.
    O "Passagens" veio preencher um espaço que estava vazio, tratando do estudo, podemos assim chamar-lhe, da novela "western", um tema que preencheu uma boa parte dos meus tempos livres, quando era mais novo, já lá vão uns bons trinta anos - velhos tempos...
    São dois os motivos que me levam a escrever-lhe.
    O primeiro é este: não está a pensar criar posts sobre revistas como "Cowboy" e "Seis Balas"? Sei que se tratam de revistas com características diferentes das que até agora tem falado, com texto muito mais compactado, mas digo isto porque, se estiver a pensar um dia em falar desses dois títulos, sugeria-lhe, desde já, que publicasse o texto junto com as ilustrações (normalmente seis) que cada revista trazia no miolo. É que tivemos grandes ilustradores a fazerem esse trabalho nessas e outras publicações do género (como Jobat, Carlos Alberto Santos, Vítor Péon ou Baptista Mendes) que mereciam ser reconhecidos pelo seu talento, ainda por cima sendo esse trabalho uma mais valia para essas publicações que, maioritariamente, vinham com textos e capas de origem espanhola. As ilustrações acabavam, assim, por ser um contributo inédito que os nossos artistas davam àquelas novelas ou contos.
    A outra questão é esta: li, há muitos anos, uma novela policial escrita por Fred Dennis, chamada "Horror na Broadway", que me ficou na memória até hoje. Tratava-se da história de um criminoso extremamente violento que escapou da prisão quando se preparavam para o executar e se escondeu num circo, sob o disfarce de um palhaço. Foi, de facto, uma novela que me marcou mas, na voragem do tempo, perdi esse livro e nunca mais vi, sequer, um exemplar igual.
    A pergunta que lhe coloco é se, na sua colecção, terá esse exemplar (embora não seja um "western" foi escrita por um autor - Fred Dennis - que escreveu muitos "westerns") pois gostaria muito de ver um post dedicado a essa novela - embora ela não se enquadre no tema do Passagens...
    Obrigado pela atenção e desculpe a maçada.
    Cumprimentos,
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, outra vez.
    Em relação à minha primeira questão no comentário anterior, apercebi-me agora que no seu outro blogue "Novelas do Oeste Distante" tem lá alguns exemplos das revistas que foquei (com ilustrações e tudo!), como eu lhe sugeria. Foi falha minha não ter logo procurado na coluna da direita, aqui no "Passagens". Peço desculpa por isso.
    Saudações,
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Carlos Rico.
    Não sabe o prazer que os seus comentários me deram.
    Apesar de tudo, a sua primeira pergunta faz todo o sentido. Há duas razões para que as coleções Cow-Boy e 6 Balas serem menos focadas no Passagens: 1) disponho de poucos exemplares, apesar de, na época, ter possuído quase todos; 2)O texto destas coleções não facilita o Reconhecimento Ótico pois é muito irregular, assim criar uma passagem é tempo excessivo, tornando-se mais fácil publicar por inteiro a partir do scan.
    Em relação às ilustrações, estou totalmente de acordo consigo, elas beneficiam em muito a publicação entretanto empobrecida por se tratar de um reaumo em muitos casos. É pena que a APR não tenha identificado os autores das ilustrações, nestas só surge o número de revista a que pertencem. Eu penso que o Carlos Alberto Santos deve ter contribuído muito para estas coleções, mas falta-me a associação caso a caso. E, nas capas, é o mesmo problema, pois muitas foram produzidas cá, como é o exemplo das associadas aos escritores portugueses. Portanto, esta é uma lacuna que o Passagens não pode preencher.
    Em relação ao livro que nunca mais encontrou e que o marcou, vou falar para o meu fornecedor a ver se ele dispões do mesmo, já que tem quase tudo. Depois dir-lhe-ei. É curioso, também tenho um título que ficou da infância e nunca mais encontrei. Era: «O roubo do Stardivarius». Pertencia ao meu irmão, desapareceu e, a partir daí, nunca mais...

    Saudações

    Lobo Sentado

    ResponderEliminar
  4. A APR não identificava os autores das ilustrações (muito embora, pelo menos na fase final destas revistas, o Baptista Mendes assinasse os seus desenhos, ao contrário dos outros colegas) mas é muito fácil perceber quem são.
    A maioria das ilustrações foram produzidas por José Baptista - ou Jobat, como também assinava -, um extraordinário desenhador algarvio, nascido em Loulé, do qual falei no meu blogue "BDBD" (que coordeno junto com Luiz Beira), tendo inclusivamente publicado algumas ilustrações. Pode conferir neste link:
    http://bloguedebd.blogspot.pt/2013/04/jose-baptista-jobat-deixou-nos.html
    ou neste: http://bloguedebd.blogspot.pt/2016/03/evocando-19-jobat.html
    De resto, é muito fácil perceber quais são as ilustrações de uns e de outros, pelo traço (muito diferente) de cada um tinha. Se tiver dúvidas nesse aspecto, posso ajuda-lo, sem problema.
    Quanto às capas, não sei se o Carlos Alberto terá feito alguma. Tenho alguns números destas colecções mas não tenho ideia de reconhecer o traço dele em qualquer capa.
    Quanto ao "Horror na Broadway", agradeço muito a sua atenção e aguardo com espectativa eventuais notícias.
    Quanto ao "O Roubo do Stradivarius", lamento mas não o posso ajudar pois nem sequer conheço essa obra.
    Cumprimentos,
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos links enviados, caro Carlos Rico.
    Vou tentar dar um pouco mais de atenção a esta faceta dos autores portugueses. Para já fui examinar algumas ilustrações da Coleção Cow-boy e é verdade que por vezes aparece a assinatura Baptista, seguida do ano de produção. A ilustração, nesse caso, parece-me usar mais o negro do que o traço fino de Jobat. Também fui ver essa série de ouro do Jornal do Cuto e é minha intenção trazer alguns contos para o blog com as respetivas ilustrações, designadamente de JObat, E.T.Coelho e M. Gustavo. Isto aparecerá lá para o final de Agosto pois o Passagens está agendado até lá.
    E, por agora, fico-me por aqui. Muito obrigado pelas suas palavras e tudo de bom para si e para o seu bdbdblogue que muito aprecio.

    Lobo Sentado

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que esta nossa troca de impressões o despertou para a faceta das ilustrações nas revistas de contos "western". Esse é outro vazio que urge preencher na blogosfera.
    Fico muito contente por isso e aguardarei - com alguma impaciência, confesso -, o início desses posts. (já agora, como é possível ter posts agendados com três meses de avanço? Incrível a sua organização e dedicação a este tema...).
    Como lhe disse anteriormente, tenho alguns números destas duas colecções, mas estão encaixotados há anos no meu sótão, à espera que eu os resgate e os releia, mais uma vez. Ora aqui está uma coisa que irei fazer, este Verão, durante as férias. E com mais prazer o farei ainda pois conto - se assim o quiser - enviar-lhe algum material digitalizado para, eventualmente, se tiver interesse, publicar no "Passagens".
    Quanto à Série Ouro, tenho alguns números do Jornal do Cuto e posso conferir se entre eles haverá contos "western" que lhe interessem para o "Passagens". Se encontrar, mando-lhe também com todo o gosto.
    Já agora, julgo que sabe que M. Gustavo é um pseudónimo de Carlos Alberto Santos...
    Obrigado também pelas suas palavras sobre o BDBD.
    Vamos falando...
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela sua disponibilidade para envio de material. Um email que pode usar, se não tiver outro meio, é lmrv48@gmail.com.
    Em relação ao Jornal do Cuto não tem necessidade de enviar, pois tenho a coleção comigo e farei também essa pesquisa.
    Sempre fui apreciador de BD, mais pelo lado do herói do que do autor... deformações do meu tempo (década de 50/60), por isso desconhecia que M. Gustava era Carlos Alberto Santos. Agora é que vou recebendo toda essa informação e vejo como aquela maneira de apreciar era limitada.

    Saudações

    Lobo Sentado

    ResponderEliminar