segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PAS104. A última viagem do cavalo

O revólver de Red começou a vomitar fumo e fogo, até esgotar o tambor. A espingarda saltou das mãos do indivíduo que deu uma reviravolta e ficou inanimado.
O rost de Red parecia de pedra. Ante o corpo crivado de balas, não disse nada, nem fez o menor gesto. Com movimento automático pôs-se a carregar o revólver. Depois baixou-se, agarrou a espingarda e ao morto tirou-lhe a cartucheira que ele levava em bandoleira.
Voltou-se e pôs-se a andar na direção do sítio onde deixara Judy e o cavalo. A rapariga estava de pé com uma expressão de estupefação no rosto, mais do que terror. O cavalo continuava caído no chão.
Red sabia que o animal se não levantaria mais. Aproximou-se do cavalo agonizante e, ao fitá-lo, a expressão de pedra sofreu uma rápida mutação. Um segundo depois, readquiria a sua dureza.
- Abate-o você!...
Ela fez um gesto de horror. Ia para protestar, quando ele a increpou, com uma entoação que lhe meteu medo:
- Faça o que lhe disse!...
Ela pegou no revólver. Tremia, ao aproximá-lo da cabeça do animal. Red olhava. Quando viu o cano apontado ao sítio adequado, ordenou:
- Dispare!...
Ao apertar o gatilho, Judy fechou os olhos. Ao mesmo tempo que se produzia a detonação, o cavalo deu uma leve sacudidela.
Red inclinou-se sobre o animal. Quando se certificou de que estava morto, disse:
- Vamo-nos!...
Foi adiante, talvez para indicar o caminho a Judy. Ou talvez para que ela não visse o brilho dos seus olhos produzido pelas lágrimas…

Sem comentários:

Enviar um comentário