sábado, 5 de outubro de 2013

FAQ002. Nota sobre a "nomenclatura"

Poderá parecer estranho aos nossos leitores o modo como codificamos o nome das mensagens e também algumas etiquetas. É muito simples e tem por objetivo conseguir maior facilidade na pesquisa de mensagens.
Sabe-se que, na maioria dos blogs, as mensagens mais antigas vão ficando cada vez mais afastadas do leitor. Por vezes é difícil saber o que foi e não foi publicado. No caso do Passagens, a mensagem antiga tem o mesmo valor que a mensagem do dia, ambas contribuem para um melhor conhecimento da coleção, do autor, do ilustrador em causa.
Tal como informámos na FAQ001, o Passagens é feito dominantemente de capas e extratos de livros. Para nomear os posts procurámos desde logo, distinguir um e outro caso. Assim, tudo o que se refere a capas tem um "radical" baseado numa abreviatura do nome da coleção o qual é complementado com um número de sequência. Nas passagens ocorre o mesmo sendo que existe apenas o radical PAS. Até ao momento, devido ao facto de estarmos a trabalhar apenas com algumas coleções, temos os radicais seguintes:
ARZ - uma capa da coleção Arizona
BIS - uma capa da coleção Bisonte
BUF - uma capa da coleção Búfalo
POL - uma capa da coleção Pólvora
CWB - uma capa da coleção Cowboy (usada apenas para os primeiros dez números).
PAS - uma passagem
Para outros elementos, usámos algo de semelhante
CNT - um conto
BD - um livro de banda desenhada
FAQ - uma questão
Admitimos vir ainda a utilizar os seguintes "radicais" para outros elementos:
HBD - um herói de banda desenhada
AUT - informação sobre um autor
ILS - informação sobre um ilustrador
Assim, por exemplo, o livro número 19 da coleção Búfalo terá um título que se iniciará por "BUF019.".
***
 
As etiquetas têm também alguma lógica na sua formação. No que respeita às capas das coleções elas são facilmente encontradas com o "radical" CAP a que se junta a abreviatura da coleção. Virá:
CAPARZ - capas da coleção Arizona
CAPBIS - capas da coleção Bisonte
CAPBUF - capas da coleção Búfalo
CAPPOL - capas da coleção Pólvora
A etiqueta PS permitirá ao leitor encontrar as passagens e só passagens.
Outras etiquetas respeitam à pesquisa por autor e ilustrador formadas pelos respetivos nomes.
Criámos também um conjunto de etiquetas que permitirá percorrer o blog por tema do Oeste. Há casos recorrentes, é engraçado ver como são tratados diferentemente pelos autores ou como um mesmo os integra nos seus livros. É o caso da etiqueta "Amazona em perigo" que conduz geralmente a uma jovem montada no seu cavalo o qual se assusta, desata num galope imenso e o herói comete a proeza de a salvar.
Finalmente, para não se perder a unidade entre a capa e as passagens retiradas do respetivo livro, criou-se uma etiqueta composta pelo "radical" Z mais a codificação relativa à capa. Por exemplo, ZBUF019 dará acesso à capa do número 19 da coleção Búfalo e às passagens extraídas do mesmo.
 
Saudações do
 
Lobo Sentado
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário