sábado, 19 de outubro de 2013

PAS133. Costas para o látego

Agrupados, silenciosos, os escravos olhavam para eles com uma profunda tristeza. Aquele rancho desconjuntado e solitário recordava-lhes os passado que desejavam esquecer.
Martyns foi até ao pé dos negros e apalpou os músculos de todos, dividindo-os, depois, em dois grupos.
- Não valem um caracol! – comentou. – Agora estes… - e apontou os mais jovens… - Destes faz-se qualquer coisa.
Os negros, fracos e esqueléticos, miravam aquele anão repelente.
- Eh! Todos valem! – exclamou Scott.
Dirigindo-se, em seguida, aos escravos receosos, continuou:
- Homens livres! Corja de idiotas! Vocês já não são escravos do velho O’Neill. Se não gostam da palavra «escravos», juro que não tornarei a fazer uso dela. Chamo-vos aquilo que quiserdes. O nome é o menos… De agora em diante, tereis todos de trabalhar para nós, de manhã À noite! Nada de escravidão… Apenas trabalhadores a seco. É muito mais humano e está de acordo com os tempos que vão correndo. Peter e Martyns já vos dirão o que é preciso fazer. Nem patrões nem escravos… Claro que isto não quer dizer que vocês deixam de estar obrigados a uma cega obediência… Quem se negar a cumprir…
Voltou-se para Martyns:
- Anda, mostra-lhes o que sofrerão caso não trabalhem ou desobedeçam…
Um enorme sorriso esgaçou a bocarra de Martyns. Uma carantonha de pássaro híbrido… Lentamente, retirou de entre a camisa um reluzente cavalo-marinho. E, em vez de falar, achou preferível executar uma demonstração do que sucederia perante casos de rebelião.
O látego rasgou o ar com um silvo e atingiu as costas do negro mais próximo. O escravo deu um salto para o lado e soltou um grito de dor.
(Coleção Pólvora, nº 5)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário