sábado, 5 de outubro de 2013

FAQ001. Acerca dos objetivos do Passagens dum Oeste Distante

O objetivo deste blog é a produção de uma memória das novelas do Oeste publicadas nos anos 50, 60, 70 e 80 do século passado, através da imagem e da palavra. A imagem consubstanciada nas capas da grande maioria dos livros editados; a palavra através da extração de passagens desses livros, passagens que sejam consideradas interessantes e que ilustrem alguns dos temas do Oeste que nos são caros.
É possível fazer algum trabalho sistemático em torno daquele objetivo se o aplicarmos a algumas coleções da APR, designadamente, as coleções Bisonte, Búfalo, Arizona e Pólvora onde um conjunto de mais de quinhentos livros torna o blog sustentável. O mesmo já não se pode dizer para as coleções da IBIS (Califórnia, Kansas, Colt, Rio Bravo), as quais serão utilizadas apenas numa perspetiva de introduzir alguma diversidade dentro da monotonia que aquilo implica.
Ocasionalmente, poder-se-á dizer algo acerca de autores e ilustradores, mas a ausência de conhecimentos profundos nessa matéria, limitar-nos-á a referência casuísticas.
Portanto, o Passagens não é um blog relativo à banda desenhada, mesmo do Oeste. No entanto, não nos escandaliza de quando em quando trazer alguns números completos de revistas como o Mundo de Aventuras, a coleção Águia, o Condor Popular / coleção Condor ou o álbum do Cavaleiro Andante para dar mais interesse ao Passagens. De igual modo, podemos extrair das revistas em continuação (exemplo, primeira fase do Mundo de Aventuras e Cavaleiro Andante), histórias completas, não publicando as revistas por inteiro.
Tudo será apresentado tal como está, isto é, imediatamente visível, sem qualquer armazenamento, sem filtros de correção de imagem, exceto no caso dos excertos de novelas os quais serão transcritos sem que isso envolva grande extensão das mesmas.
Não é objetivo do blog a obtenção de qualquer ganho monetário pelo que publica. Assim, as referências feitas não têm por objetivo a venda de qualquer dos objetos tratados. Os mesmos também não servirão de empréstimo a qualquer interessado. Se algum leitor tiver algum destes livros para venda pode pôr o respetivo aviso em comentário e deixar um modo de contato.
O Passagens admite a colaboração dos seus amigos e, oportunamente, divulgará uma email através do qual poderá ser trocada correspondência com esse objetivo.
 
 
Para todos, um abraço do
 
Lobo Sentado

Sem comentários:

Enviar um comentário