sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PAS130. Libertar os escravos

- Não te preocupes, Kastin… Vamos deixar o velho O’Neill sem um preto! – garantiu Scott. – E, quando escondermos os escravos num lugar seguro, voltamos para igual trabalhinho.
Kastin, muito jovem, caminhava satisfeito, ao lado de Scott. Peter seguia na retaguarda. Kastin não ocultava o seu contentamento. Ia participar na libertação dos escravos. Sentira toda a vida uma profunda compaixão por aqueles desgraçados que arrastavam uma existência pior que a de muitos animais. Era um fervoroso e convicto antiesclavagista. Conhecera Scott em Blackville, onde morava com sua irmã Teresa, a professora da terra. Isso acontecera já há alguns meses. Falaram dos escravos. Scott perfilhava também as ideias liberais. «Serias capaz de me ajudar a salvar esses infelizes?» - perguntara-lhe. Respondeu que sim. Que estava disposto a arriscar a própria vida numa tão nobre missão. Kastin pertencia ao número dos que tinham lido «A cabana do pai Tomás», mas se não o houvesse feito, pensaria do mesmo modo. Muito antes de comprar esse livro, jurara que, na medida das suas forças, lutaria pela abolição da escravatura. Daí o ter-lhe parecido algo de providencial e maravilhoso, o encontro que tivera com Scott. Nunca mais deixara de trabalhar com afinco no seu projeto.
Falara com os escravos do velho O’Neill, um irlandês desumano e cruel que, por nada deste mundo, abandonava o chicote e os «Colts». «O chicote – dizia ele – é um estimulante para o trabalho dos negros sair perfeito e os «Colts» já me serviram um ror de vezes, para liquidar umas rebeliõezinhas»!
(Coleção Pólvora, nº 5)

Sem comentários:

Enviar um comentário