sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ARZ036. Barreira de chumbo


(Coleção Arizona, nº 36)
 
 
 
O velho mineiro seguia de diligência para sítio seguro, mas dois homens que conheciam os seus propósitos seguiram-no. A diligência teve estranho acidente presenciado por um engenheiro de minas e pelo seu fiel criado os quais planeavam integrar-se na pesquisa de ouro na Califórnia.
O mineiro aproveitou a ocasião para fugir, mas foi perseguido pelos dois energúmenos que o balearam, tendo sido socorrido pelo engenheiro e criado a quem contou pormenores sobre a localização e família, tendo falecido pouco depois.
Myron e Sam, o criado, decidiram partir em busca do filão e de uma filha do velho mineiro para lhe restituírem o que lhe pertencia. Em breve foram cercados pela quadrilha e, após os ludibriarem na fuga, conseguiram descobrir e denunciar a raiz do problema. Sam, no desenrolar da luta, acabou por bater com a cabeça numa pedra e ficou delirante, mas os cuidados da filha do mineiro em breve o fizeram recuperar e acabaram por lhe trazer a felicidade.
A narrativa de Fidel Prado é calma, bem conseguida, apesar de integrar extensos monólogos. Não se percebe como foi possível ao velho mineiro estar moribundo e contar a sua história por mais de duas páginas.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário