domingo, 29 de junho de 2014

PAS342. Como destruir um abismo de ódios e rancores


De repente, Frank obrigou o cavalo a suster-se. Diante dele, no caminho para o povoado, surgia um cavaleiro, impedindo-lhe a passagem. Instintivamente, Daly levou as mãos às armas, mas o cavaleiro continuava imóvel. O cabelo flamejante denunciou imediatamente a sua identidade.

— Niky O'Malley — murmurou Daly. — Que faz aqui?

— Olá, Frank Daly. Ou prefere que lhe chamem Dobson ?

— É indiferente.

— Não, não é. Dobson é o homem que beijei. Um rancheiro, como qualquer outro, capaz de amar uma mulher. Daly é uma fera sanguinária, como Nino Saphiro, ansioso de matar. Matar constantemente...

— Indague as causas a seu pai, senhorita O'Malley — respondeu Daly, secamente. — E agora desimpeça-me o caminho. Nada mais há para discutir entre nós.


— Sim, há! Você assassinou Ben, feriu Luke e ter minará por nos chacinar a todos! Matar, matar!...

Movendo-se rapidamente, Niky extraiu um pequeno revólver niquelado que pretendeu disparar sobre ele Daly, raciocinando velozmente, atirou-se sobre ela, algemando-lhe a mão que disparou um tiro para o ar. Ela lutou com força para se libertar de Daly e repetir agressão. Sob o peso dos dois corpos, o cavalo empinou-se, arrojando-os a terra. Revolveram-se sobre a erva como duas feras furiosas. Niky mordeu a mão de Daly sem que este a largasse. Rapidamente, dominou-a, debaixo do seu próprio corpo, e ambos os rostos, corados ficaram muito próximos.

— Solte-me!— gemia ela, respirando exausta, e com as membranas nasais a tremer.— Liberte-me ou mate-me como fez ao Ben, Luke e Asherson! Vamos, assassino!

Os lábios de Frank estavam muito próximos dos de Niky. Retrocedeu ao ser insultado e desferiu uma violenta bofetada com a mão direita, sobre o rosto de Niky que lançou um grito de ira e assombro. Frank exclamou, irado:

— Mereces muito mais que isto, pequena fera! Para tentar extrair-te esse maldito orgulho que é a maldição da vossa família! Não sou nenhum assassino, Niky! Matei Ben, frente a frente, porque ele assassinou o meu irmão que estava indefeso! Harry estava doente, não podia lutar! E mataram-no! Por isso matei Ben! O ter irmão Luke estava prestes a assassinar a senhora Redfem e mesmo assim conseguiu salvar-se! Muito mais do que merecia! Qualquer outro da tua família exterminou Ike Redfem, obedecendo às ordens tirânicas de teu pai um louco de orgulho e de ambição!

-- Frank, cala-te!— gritou ela.

— Não me calarei, Niky! A tua família pertence a essa espécie! O teu pai não é o mais culpado! Os teus irmãos são maus, perversos e cruéis! Depois do teu pai me ter entregue o dinheiro de compra do rancho, fui roubado e assaltado cobardemente por Luke e Asherson! É, por isso que me quero vingar, e que desejo que eles desapareçam de Cuenca! E entristece-me ver uma mulher jovem, formosa, que poderia ser encantadora e doce, deixar-se submergir por esse maldita ambiente de crueldade e ódio!

Dito isto, Frank largou-a, levantando-se, ofegante. Estava pálido e furioso. Niky, assombrada, permaneceu estendida, enquanto os seus seios arfavam tumultuosamente. Frank preparou-se para subir para o cavalo.

— Frank, por favor... — rogou com uma humildade inesperada.

— Que queres, Niky? -- ele encarou-a de frente. — Este encontro será o último. Separa-nos um abismo de ódio e rancores. Desejaria poder beijar-te esta noite, esquecer que planeavas matar-me, para sentir novamente a carícia dos teus lábios, Niky. Mas não posso beijar a mulher a quem matei o irmão.

Niky aproximou-se. Avançou para Frank e pegou-lhe na mão antes que ele se içasse para a sela.

— Ben não era meu irmão, Frank —confessou.

Daly ficou estupefacto. Atónito, olhou Niky e leu a sinceridade impressa nos olhos abertos e surpreendidos. Pela primeira vez, compenetrou-se que a estranha rapariga era bem feminina, humana, e que necessitava de carinho e ternura.

— Que disseste, Niky? Tu... não és O'Malley?

— Sou O'Malley, Frank. Ben, Luke e Marcus é que não pertencem aos O'Malley...

A surpresa ainda foi maior. Daly desistiu de subir para a sela. Abraçou a rapariga e atraiu-a.

— Explica-me, por amor de Deus. Que enigma é esse, Niky?

— Um enigma que o pai nunca revelou a ninguém. É demasiado orgulhoso. Um O'Malley é sempre O’Malley, mesmo que seja de sangue diferente.

— A senhora Redfem costuma dizer que a maldade não está no sangue — meditou Frank. Isto poderá transformar...

— É uma velha história, Frank. Não sei porque a conto—os olhos dela brilharam. — O pai casou-se com uma viúva com três filhos. Todos receberam o apelido O'Malley. Depois de a primeira esposa morrer, casou-se novamente. Desse matrimónio nasci eu. O único filho com sangue de Brett O'Malley, Frank...

— Só tu é que pertences a Brett... — Daly meditou sem compreender completamente o significado da revelação. Repentinamente, urna chispa de luz faiscou no seu cérebro, mas era demasiado fantástica... Olhando Niky, muito próxima, disse:— Niky... tu és orgulhosa ?

— Muito, Frank. Bem o sabes.

— E obstinada e teimosa nas decisões?

— Sim.

— Tinhas-me morto de cara a cara?

— Sim.

— E pelas costas?

— Não, Frank, isso nunca. O meu pai também não o faria. É duro, egoísta, autoritário, mas… não é um assassino, Frank.

— Não é um assassino... Não é um assassino...— A expressão de Frank, alterou-se subitamente.— Niky, isso pode significar uma fantasia, mas talvez seja uma fantasia real.

— Não compreendo, Frank...

— Não importa! Oxalá não seja demasiado tarde. Todos nos equivocamos com as semelhanças familiares. O mal talvez resida na primeira mulher de teu pai. Como era ela?

-- Violenta, Frank. Muito violenta, quase feroz. Maltratava os filhos, às ocultas do pai. Quando ele teve conhecimento, separaram-se quase completamente. Ela morreu... de um modo obscuro. Alguém sugeriu que o pai a tinha lançado num precipício. Mas Luke e Marcus afirmam que ela se suicidou. Era incapaz de suportar a humilhação. Era mais orgulhosa que o pai, e tinha maus instintos...

— Maus instintos. Talvez seja a explicação. Niky, regressa a casa, tenta falar a teu pai sem que ninguém se aperceba e...

As instruções foram breves, mas expressivas. Niky abriu muito os olhos e concordou várias vezes. Frank estreitou-a:

— Niky, se as minhas suspeitas são verídicas, será a tua salvação, e, de certo modo, a de teu pai. Se, assim for, torna a mim... Amo-te, Niky, amo-te.

Beijaram-se. Com maior intensidade e paixão que na outra noite. Desta vez, o beijo representava um sentimento profundo; muito mais que um simples capricho. Pouca depois, Frank galopava para o povoado e Niky corria para o rancho, pensando se seriam verdadeiras as suspeitas de Frank.

(Coleção Califórnia, nº 5)

Sem comentários:

Enviar um comentário