sábado, 28 de junho de 2014

PAS339. Ressuscitar o passado


O armazém de Webber tinha uma janela que não se cerrava completamente: Fess ouvia Webber frequentemente lastimar esse facto. Um ladrão poder-se-ia infiltrar e roubar impunemente toda a mercadoria. .Claro que Webber declarava sempre que só lá havia farinha, toucinho ou tabaco, o que não seduzia ninguém.
Fess Dobson levantou facilmente a tranca de ferro da janela defeituosa, ergueu a vidraça forrada de resguardo metálico e achou-se com o caminho franqueado. Junto do armazém, as luzes da cozinha e do quarto que ele havia ocupado, continuavam acesas. Certamente que Molly e o marido tinham adormecido convencidos da sua presença na cama.

Sorriu amargamente. Se eles adivinhassem os seus atos...

A «Cuenca» inteira ficaria surpreendida com as suas futuras ações. A culpa não era sua. Desejara a paz, lutara por mantê-la, tentara esquecer o passado, aquele trecho da sua existência que finalizara com a sua chegada a «Cuenca», sequioso de um lugar onde pudesse esquecer, onde criasse um novo nome e um novo destino.
O nome, o destino, a vida inteira de Fess Dobson, transfigurar-se-iam dentro de minutos, quando ele extraísse do embrulho de tela guardado no fundo da carga que Harry tinha carregado para o povoado, quando arrancasse as correias que o envolviam e envergasse a camisa negra, as calças escuras e o chapéu branco que fora famoso no Texas, no Kansas e Missouri; quando limpasse o pó dos revólveres e dos utensílios antes dependurados na panóplia que agora ladeavam os trajes negros do passado — então Fess Dobson desaparecia para ressuscitar um personagem eclipsado desde que adquirira o «Rancho de la Paloma».
Pensando fugazmente em tudo isto, o seu vulto alto e vigoroso fundiu-se nas sombras do armazém solitário.
Duas mãos tranquilas, rígidas, desfizeram o negro embrulho de tela. Tirou a negra camisa de seda, as estreitas calças da mesma cor, com bainhas brancas... O chapéu de copa redonda, e palas duras. Os coldres famosos em três estados, as armas célebres, em cujas coronhas tinha talhado dois abutres majestosos.
O passado estava ressuscitando. Aquele embrulho negro era como a cortina que o separara do passado. Harry, cavalgando através dos pastos eternos, sorriria, pensou Fess, não conseguindo reprimir um soluço de dor...

(Coleção Califórnia, nº 5)

Sem comentários:

Enviar um comentário