sexta-feira, 27 de junho de 2014

PAS336. Olhos que não veem o sol brilhante do meio-dia


Fess Dobson contemplou melancolicamente a casa. Retornou, encaminhando-se para o tronco onde estavam laçados o seu cavalo e o de Harry. Willy Eates e os ajudantes já tinham abalado. Só ele restava no Rancho. Após um último relance ao edifício, Fess Dobson principiou a desatar as rédeas da sua montada.

Foi nesse instante que ouviu o galope de alguns cavalos. Voltando-se surpreendido, verificando que um grupo de cavaleiros levantando nuvens de pó, avançavam pelo trilho, na direção do rancho. Na frente cavalgava um homem de roupas negras e chapéu de cor igual.

Sorriu sem vontade, apertando o volume causado pelas notas debaixo da jaqueta de pele. Parecia que os O’Malley estavam impacientes para ocupar os terrenos. Reconheceu Luke e alguns ajudantes de Brett, que vinham tomar posse do rancho. Reconheceu também o homem alto e loiro envergando uma gritante camisa vermelha, que galopava ao lado do homem de traje negro. Era Levy Asherson, capataz dos O'Malley e assíduo cliente do armazém de Webber.

Colocou um pé no estribo do cavalo e tomou balanço para subir. Neste instante soou uma detonação e logo uma outra que destroçou a cabeça do seu cavalo, que relinchou dolorosamente. Pouco depois, quando apoiado no arção do cavalo, um disparo atingiu-o, arrancando-lhe parte do lóbulo da orelha esquerda. Logo depois uma bala leva-lhe o revólver, como se este tivesse movimento próprio. Louco de dor e de ira, crispando a fisionomia, sem poder largar o pé do estribo, era derrubado pelo peso do cavalo que cai por cima dele.

Luke O'Malley disparou ainda devolvendo a terra próximo ao corpo torcido de Fess que tentava inutilmente escapar-se da posição indefesa em que se achava, sob o cavalo abatido. O ouvido doía-lhe terrivelmente e sentiu uma dor lancinante na perna que o cavalo aprisionava contra o chão. Sem poder mover-se, viu os cavalos a galope aproximarem-se... O pó cegou-o, penetrou-lhe na garganta, sufocando-o, mas mesmo assim pareceu-lhe entrever um vulto de chapéu de pele de anta rodeado por um adorno de pele de serpente.

Luke O'Malley e Levy Asherson, saltaram dos cava-los e apontaram-lhe as armas. A última coisa de que teve consciência foi das expressões selvagens e da fúria homicida dos seus golpes. Sucumbiu logo, às violentas pancadas bestiais. Os revólveres embateram no seu rosto e cabeça, provocando-lhe a inconsciência. Sentiu a ardência suave do sangue escorrendo pela cara e pescoço. Depois,

Fess Debson imobilizou-se debaixo do cavalo morto, fixando, sem ver, o sol brilhante do meio-dia. Apesar disso o homem de traje negro e o seu companheiro continuaram golpeando sem piedade.

(Coleção Califórnia, nº 5)

Sem comentários:

Enviar um comentário