quinta-feira, 27 de julho de 2023

CLF052.11 Tudo corre mal à raivosa e usurária Olga

Olga Collins estava raivosa. Se tivesse na sua mão fazê-lo, teria condenado à morte o Bon, o seu capataz e a filha deste. Ela que julgava ter chegado o momento de apoderar-se do «Breed» e conseguir o sonho da sua vida, viver uma vida de esplendor, de adoração por parte dos homens, em Holbrook, viu as suas esperanças de consegui-lo perdidas para sempre.

Por sua parte, Dester, contando com a ajuda do «cowboy» Bill e a cooperação de quase todos os componentes do «Breed» tinha tomado conta dos assuntos do rancho.

Entre os seus colaboradores teve só um aborrecimento. O cozinheiro Peter Nash, levantou o seguinte problema:

— Ou me tira daqui o negro, ou eu o ponho branco, patrão.

Era o dia 4 de Agosto, o que quer dizer que fazia dezassete anos que o jovem tinha chegado a Concho. Dester fechou os olhos, refletiu durante breves instantes e voltou a olhar para o cozinheiro.

— Ah! Deixar em branco, quer dizer que estás disposto a abandonar o rancho.

Peter Nash, que era um tipo de estatura descomunal, barrigudo, tão mal-encarado como bom cozinheiro, que odiava tanto Absalon como o seu amigo Edw, julgou ter ganho a batalha.

— Nem mais, nem menos, patrão. Que decide? —replicou.

— Ficar em branco. Quando pensas ir-te embora, Peter.

— Agora mesmo. Neste instante!

— Ainda estás aqui? — acrescentou o jovem, que estava disposto a governar o rancho à sua maneira.

O número de seres mortalmente ofendidos por Dester ia aumentando. O pior de tudo foi que Peter e Edw, tiveram uma conversa naquela mesma noite na presença de Olga, que os deixou falar e jurarem para provocar o jovem e matá-lo.

A malvada loira atiçou a raiva dos dois homens.

— Dester é um pistoleiro de nascença pela mesma maneira que outros homens são lentos, outros tontos e alguns cegos. Não conseguirão nada de frente. O volumoso ex-cozinheiro do «Breed» e o vaqueiro, olharam-se, como se nenhum dos dois quisesse ser o primeiro a propor o que pensava fazer.

— Onde pensas passar a noite, Peter? — perguntou este último, mais decidido ou com mais motivos para odiar Dester, embora continuasse a pertencer ao rancho dos Bon.

Peter olhou interrogativamente a jovem, a qual decidiu a questão.

— Desde este momento, Peter passa a fazer parte do rancho «Muuu Ranch».

— Obrigado, patroa! — replicou agradecido o cozinheiro. — Se alguma vez precisar de sangue de homem, pense em mim, que é vermelho e generoso para os que o ajudam.

— De acordo, amigo. Já falaremos nisso.

Peter afastou-se discretamente, deixando o par falando a sós no limite dos pastos do «Breed» com os do «Muuu».

— Estamos sós, Olga — disse, colocando uma mão nos ombros da loira, — e tu sabes que te amo com toda a minha alma.

Ela deu um brusco safanão, livrando-se da mão do vaqueiro.

— Não são momentos nem lugar para falar dessas coisas, Edw! — Todos os momentos são bons para dizer que te amo! Larga-me! — exclamou a loira ao ver que Edw voltava a agarrá-la.

— Largo-te quando me tenhas dado um beijo de despedida, pequena! — replicou com paixão, partindo definitivamente o gelo que separava o rico do pobre.

— Se o meu pai nos encontra aqui, mata-nos aos dois, Edw, — advertiu ela, oportunamente.

— O teu pai está em casa... E a noite é comprida...

— Deixa-me, porco!

— Não! O porco quer dar-te um beijo.

— Agora não!

— Diz-me que serás minha mulher, Olga!

— Quando me disseres que Dester está morto, falaremos de nós!

— Tanto o odeias?

— Com todas as minhas forças. Ele é o causador de que «Breed» me tenha escapado das mãos.

Edw conseguiu vencer a resistência da jovem e beijou-a, embora o beijo tivesse a duração de um segundo.

— Com que então era verdade, eh! — soou atrás do par a voz de John Collins. — Volta-te e olha a morte cara a cara, Edw Sou! E «ataca», enquanto te voltas.

Edw voltou-se com intenção de não ver a morte, empunhando um revólver, ao mesmo tempo que uma labareda alaranjada o cegava e caía com o coração atravessado por uma bala.

As pupilas sem vida de Edw pareceram olhar intensamente pai e filha desde a eternidade. Olga soltou um grito tão arrepiante que John estremeceu dos pés à cabeça. Uma nuvem ocultou a pálida luz da lua a pai e filha

Sem comentários:

Enviar um comentário