segunda-feira, 11 de abril de 2022

FBV034.09 A ferocidade de Satanta

 — Mas não pode ser uma sublevação dos Kiowas — protestou Finnerty —. Em Outubro do ano passado, assinou-se um acordo entre o Governo e Satanta, chefe da tribo.

Skin Bat soltou uma risada.

— Esse condenado Satanta é um diabo tão audaz como traiçoeiro — replicou —. Tem passado toda a sua vida a fazer acordos, para os desfazer pouco depois. Os pomposos generais do Este são ama pandilha de iludidos. Larrie Tatum conhece bem esse manhoso Kiowa, mas não lhe serviu de nada protestar. Por isso, apresentou a sua demissão de agente governamental de Fort Sill. E, vejam lá, se ele não tinha razão...

— Não deve tratar-se mais do que de um acto de rebeldia de jovens guerreiros Kiowas — insistiu Finnerty.

— O senhor conhece Satanta? — perguntou Josie, olhando para o velho Skin.

Este tardou em responder, pois observava maliciosamente Merry, que não tirava os olhos dum cavaleiro que, de longe, seguia a diligência, como que a guardá-la, sem prestar a menor atenção à conversa dos companheiros de viagem.

— Sim, conheci-o. Não deve contar mais de quarenta anos.

— Tao jovem.

— Há quem o confunda com Satank, outro sanguinário Kiowa com quem aprendeu e ao lado do qual combateu, até este morrer há somente três anos. Em fins de Maio de 1971, os Kiowas efetuaram uma sangrenta incursão pelo noroeste de Texas, e o exército conseguiu aprisionar o velho Satanta e outro perigoso cabecilha chamado Big Tree. Satanta trazia sempre consigo noutro cavalo, os ossos de seu filho, morto anos atrás, mas, quando o prenderam, separaram-no de tao macabra recordação. Aquilo pareceu enlouquecê-lo e, durante essa noite, não fez mais que entoar um hino fúnebre, até que, em certa altura, a poucas milhas de Fort Sill, conseguiu arrancar as algemas, suportando estoicamente as dores, e com um punhal, que ninguém sabe donde tirou, apunhalou um dos soldados que o custodiavam. Outros militares dispararam sobre ele, que morreu crivado de balas.

— Que horrível! — exclamou Josie, muito impressionada —. Satanta também é assim feroz?

— Esse ainda é pior. Acolhendo-se em Pawence Rock, lançava-se como um abutre sobre os carros dos emigrantes, saqueando e matando com a maior ferocidade. Ele e os seus Kiowas lograram paralisar todo o comércio pela estrada de Santa Fé, nos começos da Guerra Civil.

Voltou-se para Merry, que não desfitava o olhar de John Weldon, cavalgando ao longe.

— Não deve inquietar-se — brincou o velhote —. Os índios virão pelo lado das montanhas e, por isso, John Weldon cavalga entre elas e a diligencia, de modo que nos avisará com tempo, se houver o menor sinal de perigo...

Merry percebeu a intenção de Skin e ruborizou-se. Josie acudiu em sua ajuda.

— Cré que, apesar disso, há perigo?

— Dentro em pouco cruzaremos a ponte sobre um pequeno rio. Então, ficaremos só a nove milhas de Trinidad e o perigo terá passado. Inclusivamente, se aparecesse, agora, um grupo de peles vermelhas, os cavalos estuo descansados e chegaríamos à ponte antes de nos alcançarem. Não creio que nos perseguissem mais para lá, e, nesse caso, seria fácil detê-los na ponte.

— John vem para aqui a galope! — gritou Merry, interrompendo as considerações do veterano.

Skin deitou rapidamente a cabeça, para fora da janela da carruagem.

— Jim! — gritou.

— Já o vi — replicou o vigilante —. Esses malditos índios vêm atrás dele. Mas não te preocupes. Falta menos de uma milha para chegar à ponte e não poderão alcançar-nos, por muito que corram.

Poucos momentos se passaram, quando Skin gritou:

— Já chegámos!

E assomou à janela da diligência. Mas esta tinha parado, por entre maldições proferidas pelo cocheiro.

— Cortaram a ponte! — exclamou Adams, empalidecendo.

— Meu Deus — gemeu Josie.

Sem comentários:

Enviar um comentário