quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

BIS043. O último atirador


(Coleção Bisonte, nº 43)
 
Os irmãos Sterling, John e Peter, combateram pelo Sul. Ao princípio, tiveram algumas vitórias, depois, depuseram as armas com o general Kirby, após a rendição de Appomatox. Após a guerra, foram convertidos, como muitos outros, em seres inúteis e irrequietos. Não eram propriamente criminosos, mas Peter foi acusado de matar um homem ligado ao comité de vigilantes, sempre recusando a acusação, em Dodge City e John, para o libertar sob fiança assaltou o  banco Ganadero de Kaesport, uma cidade do Kansas, assalto que correu mal já que os seus companheiros morreram após o mesmo.
De volta a Dodge, fora da jurisdição das autoridades que o procuravam, combinou com Peter, após a libertação provisória deste, o assalto à Wedon Company dirigida por um aristocrata de boa aparência e maus princípios, Douglas Shelby.
Nesta altura, em Dodge City atuava uma comité de vigilantes feito com Shelby e composto de facínoras que procuravam gerir a lei à sua maneira, mas a autoridade era liderada por Wild Bill Hickok e Wyatt Earp, recentemente empossados como autoridades que iniciaram um processo de limpeza na cidade.
O assalto à Wedon Company mais uma vez correu mal, Peter foi abatido e nas suas últimas palavras exortou John a abandonar a vida para o qual o tinha arrastado, embora sem ter cometido crimes relevantes. Mas John abateu Douglas em duelo e foi preso.
Ciente de que John estava numa aramadilha, Hickok e uma jovem frequentadora de um saloon de Dodge, colaboraram na fuga de John com a doce Mary, mas este resolveu fazer justiça e desafiou o chefe do comité de vigilantes. A luta sensacional que aí se desenhou fez com que a cidade se libertasse destes facínoras que a “protegiam” já que Hickok percebeu o sentido da ação de John e colaborou na limpeza.
No final, o último atirador, partiu com a sua amada Mary para uma nova vida.
Keith Luger é um autor muito importante e esta obra ilustra bem a sua classe em termos de trama de descrição das situações, sem descair no humor fácil como muitas vezes lhe acontece. Mais uma vez aborda o tema da Guerra da Secessão, parecendo manifestar uma maior simpatia pelos Sulistas…

Sem comentários:

Enviar um comentário