sábado, 28 de setembro de 2013

POL026. O novato


(Coleção Pólvora, nº 26)
 
 
«Eis a estranha história de um homem que tropeçou com o infortúnio, com a ingratidão e com o perigo; mas que a todos soube vencer à força da persistência e da abnegação.
A sua história teria talvez ficado perdida no nevoeiro do esquecimento se o acaso, aparecendo como personagem importantes, não mudasse de súbito o rumo da vida atormentada de Tony Moritz, convertendo-o em herói de lenda!
O amor interveio também na sua transformação e o destino talvez tivesse contribuído com a sua parte. Mas o autor não pretende fazer um estudo psicológico da idiossincrasia de Tony Mortiz mas apenas relatar as suas façanhas de um modo simples e claro».
As palavras anteriores foram escritas por F. Mediant no preâmbulo à obra que estamos a apresentar.  Trata-se de um autor praticamente desconhecido, não aparecido nas outras coleções de que temos falado. O livro não é melhor nem pior que muitos outros: lê-se, por vezes com algum enfado, outras com mais entusiasmo. O autor diz-nos que os factos lhe terão sido narrados pelo próprio, mas ao contrário do que pretende, nada têm de extraordinário: é uma história do Oeste, nada mais…

Sem comentários:

Enviar um comentário