quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PAS087. Quando voltar atrás já não é possível

Foi admirável a serenidade com que Jim Dodson encarou o que estava à frente dos seis forasteiros, o único que se tinha apeado do cavalo.
- Posso saber para que querem obrigar o senhor Graves a acompanhá-lo?
O interrogado tinha estado a observar atentamente Jim. O gesto de surpresa refletido no seu rosto quando ouvira o seu nome, dava a entender que conhecia aquele homem.
E talvez a isso se devesse a resposta dada sem a menor brusquidão.
- Pretendíamos apenas que viesse ver o cadáver do nosso amigo e o lugar onde o encontrámos.
- Para quê?
- É muito simples. O cadáver estava envolvido numa alcatifa. Queríamos saber se a conhecia. O facto de estar nos terrenos que lhe pertencem levou-nos a vir vê-los antes de prosseguir nas nossas indagações na cidade.
Jim Dodson esboçou uma careta.
- Tudo isso está muito bem, amigo. Mas abusaram da superioridade numérica, empregando maus modos e assustando as senhoras da casa.
Bruscamente, mudou o rumo da conversa.
Precipitando-se ao falar, o outro disse:
- Continuamos a ser superiores em número, amigo. Se quiséssemos abusar…
Não acabou a frase. Atentando no que acabara de dizer, interrompeu-se, de repente, como que arrependido da sua precipitação.
Mas já era tarde para voltar atrás.
Havia cometido uma falta que «Bronco» Jim não perdoava.
- Afaste-se, senhor Graves – ordenou o rapaz, com entoação tão fria que o dono do rancho naõ se atreveu a desobedecer. – Vou demonstrar a estes «valentes» que a superioridade numérica não é suficiente para abusar das pessoas honestas… Acabou-se a conversa, amigos. Ao largo! Têm dois minutos para desaparecer da minha vista! De contrário terão de empregar essa superioridade de que fazem alarde.
«Bronco» Jim colocou-se diante deles, com as pernas abertas e os polegares apoiados na fivela do cinturão. À sua direita, de pé, no último degrau do alpendre, Barney Graves observava a cena.
Por seu turno, os seis forasteiros fitavam quem assim lhes falava. Os cinco, que continuavam a cavalo, pareciam estátuas de pedra. Com as mãos enclavinhadas nas rédeas davam a impressão de estar a espera de um sinal do que se encontrava no chão, para se porem em movimento.
E assim estiveram durante alguns segundos.
Seis pares de olhos, de aspeto maldoso, onde se retratavam as piores intenções, cravaram-se com estranha fixidez nas mãos de «Bronco» Jim.
E de repente…
 
(Coleção Arizona, nº 21)

Sem comentários:

Enviar um comentário