sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PAS088. Perseguição de danados

Quase a chegar ao seu destino, Ringo deteve-se de repente. Ouvia, à distância, o ruído de cascos de cavalo que se aproximavam naquela direção.
Instintivamente, levou os dois animais para entre as árvores e ocultou-se com elas. Não desejava encontrar ninguém e sempre receara que o filão descoberto pudesse chegar ao conhecimento de pessoas estranhas. Por essa razão, desejaria encontrar-se novamente no vale, afastado de todos, vivendo aquela vida solitária.
Os seus pensamentos foram interrompidos pela presença de um cavaleiro que, curvado sobre o pescoço do animal, o esporeava com rudeza, obrigando-o a tirar forças da sua fraqueza, a caminhar com todas as energias de que era dotado. Como levava o chapéu «Stetson» derrubado sobre a testa e a cabeça baixa, Ringo não pôde descobrir-lhe o rosto. Passou em frente dele com a rapidez de um raio. Atrás dele a menos de duzentos metros, apareceram mais quatro homens.
Ringo observou-os cuidadosamente. À medida que encurtavam a distância e se iam acercando dele, pôde examinar o rosto de cada um. Viu com desagrado que dois deles eram os indivíduos que encontrara havia algumas semanas no seu caminho para o vale. O que ia à direita disparou o revólver e soltou uma praga. Os outros também fizeram fogo.
Desta vez deviam ter acertado no alvo, porque um grito de alegria brotou da garganta do que o havia realizado. Também cessou, como por encanto, o ruído dos cascos do cavalo perseguido.
Ringo não sabia que fazer. Meter-se nos assuntos alheios, vivendo num lugar selvagem do Arizona, seria criar muitos inimigos, espor-.se a que estes pudessem ataca-lo e, inclusivamente, mandá-lo para o outro mundo. Ele era um bom atirador de revólver. Demonstrara-o muitas vezes nos ranchos onde trabalhara. Até ganhara alguns prémios importantes nos «rodeos», entrando em concursos de tiro. Mas isso sucedera havia algum tempo e receava estar destreinado.
Não obstante, agarrou o cavalo pelo bridão e, dando uma volta por entre as árvores, foi encurtando a distância que o separava do lugar onde os quatro tipos acabavam de parar apeando-se. Um deles continuava a apontar o revólver ao cavaleiro, que, de pois de perder o seu cavalo, que fora ferida, se mantinha a prudente distância, sem coragem para lutar ou fugir para a espessura.

Sem comentários:

Enviar um comentário