quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PAS060. O sonho de uma grande nação

Mister Autry falava sem cessar pedindo esclarecimentos acerca da Reserva. Kenesaw simpatizou imediatamente com ele. Mister Autry era portador de imensos projetos. Propunha-se tirar aos índios o interesse instintivo pela vida nómada, ao qual atribuía todos os males dos peles-vermelhas.
- Procuraremos despertar neles o entusiasmo pela agricultura. Fundaremos uma povoação estável onde nem sequer falte uma escola. Stella poderá fazer de professora. O que de certo modo contribuirá para se distrair. Nos locais onde o terreno se preste semearemos trigo, abrindo canais de irrigação, se for necessário. Nos altos planaltos do Gila criaremos gado bovino e lanígero. Com paciência e a ajuda de Deus podemos fazer da aldeia yavapai uma grande nação culta, livre e economicamente independente. Não acredita nisso, Yates?
O mestiço fez um sinal afirmativo com a cabeça. Os sonhos do superintendente, embora parecessem fruto de muita imaginação, não se poderiam considerar irrealizáveis. Era tudo questão de desenraizar do temperamento índio a afeição pela vida nómada e mostrar-lhes as vantagens que poderiam ter se quisessem estabelecer-se num lugar fixo e bem escolhido, erguer casas e traçar arruamentos, trabalhar e semear os campos e contar com o gado próprio.


A seguir: Contemplação

Sem comentários:

Enviar um comentário