quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PAS171. Sonhar com o regresso a Las Cruces

Fumando um cigarro, deitado de costas, esperou que o sono chegasse. Alguma coisa, porém, impedia o sono de vir. Tinha perdido o medo de ser detido. O seu crime reduzira-se a queimar um pouco do cabelo de Laplata. Nada de grave a não ser a intenção. Em vez de medo, sentia desejo de voltar a Las Cruces sem ostentação, e tentar encontrar-se com Lírio, raptá-la e roubá-la a Everton, a bem ou a mal. Quanto a ela, teria de aceitá-lo, também a bem ou a mal, não havia outro remédio. Uma paixão como a que estava sentindo pela rapariga era coisa desconhecida para ele até então.
Por fim o sono venceu-o, mas como o cérebro tinha estado a trabalhar num sonho enquanto estivera acordado, dormindo sonhou com ela e aconteceu que a ação, do sonho, prosseguia como se estivesse desperto. Quer dizer, sonhou que tornava a fazer, de volta, o mesmo caminho, regressando a Las Cruces, e que se apresentava em casa do ferreiro. Não aparecia definida a cena com o hércules a quem quisera matar. O caso é que, morto ou não o pai, Casey, no sonho, raptava a rapariga, e, para que as coisas acabassem bem, Everton saía a tolher-lhe o passo, mas ele lutava com o xerife e matava-o. Lírio, então, passava a admirá-lo e casava com ele de boa vontade, longe de Las Cruces, e eram felizes.
Ia a tarde no meio quando despertou um pouco sobressaltado, pois o sonho que teve adquiriu  visos de realidade, com boa precisão de pormenores, sobretudo quando Lírio, ao vê-lo vencedor, lhe declarava o seu amor, correspondendo ao que ele lhe dedicava. Coisa maravilhoso que o fez, ainda que desperto, duvidar se não teria sido tudo realidade. Podãoia jurar que sentia ainda o tépido calor dos lábios da rapariga sobre os seus.
Deste modo, o destino de Timotty Causey paraceu mudar de rumo por um sonho, motivado por uma paixão amorosa quase repentina. Assim, decidiu, quase a dois passos do México, passando cuja fronteira ficaria imediatamente livre de perigo de ser capturado, mudar também o rumo do seu caminho, andando sobre os seus próprios passos. Fugiade Las Cruces e agora queria regressar para ver uma mulher que o timha desdenhado, deprezado, humilhado. Queria converter o sonho em realidade
(Coleção Arizona, nº 47)

Sem comentários:

Enviar um comentário