sábado, 23 de novembro de 2013

ARZ043. O indomável


(Coleção Arizona, nº 43)
 
 
"Por entre a ramagem dos pinheiros o sol declinava lentamente para além de uma montanha que se via ao longe. Soprava um vento forte e fresco. O céu, coberto de nuvens brancas, parecia adivinhar a neve que não tardaria muitos mais dias a cair. Perdida entre a imensa pradaria do Oeste, erguia-se uma pequena povoação composta por um escasso número de pessoas que, em união, viviam a sua vida, esquecidas da solidão que as cercava. Alguns anos atrás, uma caravana de colonos vinda do Missouri fez alto naquele ponto. Ergueram-se as primeiras casas, desbravaram-se terras, cultivaram-se campos que anteriormente eram desertos maninhos, e, aos poucos, a povoação foi crescendo. Nunca houve discórdias entre uns e outros, nunca um revólver falou para impor respeito. Alguns homens, mesmo, não os tinham. Serviam-se de um velho rifle quando iam caçar, e nunca mais foi preciso andar armado nas ruas".
O personagem da história que assim começa nasceu e foi criado nesta pequena povoação onde nada se passava até ao dia em que três forasteiros, armados e com mau aspecto, chegaram e, abusando da hospitalidade de um habitante, roubaram-no e pagaram-lhe com tiros. Sendo nessa altura um miúdo, coube-lhe transportar uma criança para ir viver com uns familiares noutra povoação e passou a procurar os responsáveis por tão vil acto.
O autor, Oliveira e Silva, parece-nos de nacionalidade portuguesa, não havendo registos de mais qualquer obra do mesmo. Nesta, utiliza um estilo em que usa excessivamente a fanfarronice e a resolução de conflitos com tiroteio. O livro, por outro lado, tem um número de páginas excessivo para este tipo de novela, notando-se, em algumas passagens, a pretensão do autor em prolongar uma situação através de uma descrição mais cuidada e longa.

Sem comentários:

Enviar um comentário