quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PAS170. A hora de leitura do ferreiro Laplata

John Laplata, ao pé da janela, sentado  numa cadeira de braços, com uma perna sobre a outra, lia um livro. Estava em mangas de camisa, aberta pelo forte peito, e o seu perfil varonil recortava-se bem do sítio onde Casey estava a vê-lo. Não havia mais do que três metros de distância entre ele e Laplata, ainda que a grade da janela os separasse. Mas isso não era, evidentemente, obstáculo para uma bala.
Causey apontou-lhe o «Colt». Tudo estava porém a ser tão fácil que, por isoo mesmo, não o satisfazia. Matar um homem sem que este soubesse quem o matava e porquê não tinha interesse.
Observou que Laplata não estava armado; com certeza não usava armas, confiado nos seus tremendos punhos, na sua força física imponente.

Causey imaginou em que sarilhos podia meter-se aquele que chamasse a atenção de Laplate antes de matá-lo. Mas aborrecia-o ter de fazê-lo sem que o seu inimigo se desse conta disso. Nessa altura, viu que o ferreiro se benzia, fechando os olhos, para logo voltar à leitura do livro. Isso indicava que estava a rezar.
- Reze, amigo, reze – disse com voz irónica, prazenteira, Causey, metendo a mão armada através dos barrotes da grade e apontando-a ao ferreiro.
Laplata voltou a cabeça um pouco surpreendido. Viu Causey do outro lado, e o seu rosto anguloso, varonil, pareceu alegrar-se mais, ganhar um conjunto ainda mais nobre. Não revelou medo, mas apenas surpresa, que logo deu lugar a uma tranquilidade absoluta.
- Ah! É você… - disse com voz tranquila, sem fazer nenhum movimento, deixando as mãos cruzadas sobre o livro dos Evangelhos.
- Eu mesmo. Fiquei de voltar e vingar-me, não se recorda? – disse Causey com voz repleta de ódio. – Aqui estou. Continue rezando, se quer. Dou-lhe um minuto para…
- Já acabei as minhas orações – disse o ferreiro. Sorrindo. – Mas, vou pedir a Deus que lhe perdoe pelo que vai fazer. VocÊ precisa muito da ajuda divina porque é muito desgraçado.
- Não me meta nisso! – gritou Causey com voz rouca. – Vou matá-lo!
- Pois bem. Dispare então – replicou Laplata, olhando fixamente para Causey.
Naquele instante, os dois homens ouviram um riso juvenil, feminino, que provinha de um lugar não muito longe dali, ao pé da colina. A este riso seguiu-se um outro e umas palavras pronunciadas por um homem. Causey estremeceu. Chegavam Lírio e o xerife. Dentro de dois ou três minutos estariam ali. Não Lírio sozinha, o que lhe teria agradado muito, mas também Everton, o xerife.
Laplata, sentado na sua cadeira, as mãos cruzadas sobre o livro sagrado, olhava-o fixamente, sem que as suas mãos denunciassem o mínimo tremor ou o seu rosto receio. Muito tranquilo esperava a morte.
Causey voltou os olhos para o sítio de onde provinham as gargalhadas dos jovens. Falavam agora, e estavam já mais perto. A oportunidade de matar Laplata era única, mas passaria se não se apressasse. E o medo invadiu-o. O xerife tinha no seu rosto, no seu olhar e na sua figura aquela segurança que revela os homens fortes de espírito e de corpo. Não era um inimigo de quem se pudesse desdenhar, antes elo contrário. Enfrentá-lo era correr o perigo certo de ser derrotado.
Causey, que fora ali para matar Laplata, não queria ir-se embora sem fazê-lo. Tinha ainda ocasião para matá-lo e fugir para o campo na escuridão da noite.
Disparou precipitadamente, porque Everto e Lírio estavam já muito perto. Meio minuto mais, e não poderia fazê-lo.
Não se deteve a ver se matara Laplata. Viu-o inclinado para a frente e isto indicou-lhe que a bala fora certeira. Lírio tinha gritado e perguntava a Everton se aquele ruído fora um tiro.
Fugiu a toda a pressa, tentando esconder-se, e deu a volta ao edifício, no local onde havia um grande curral cercado pr estacas de madeira e arame.
Everton dizia a Lírio que cuidasse de seu pai, que ele perseguiria o criminoso.
Causey correu com todas as suas forças, sabendo já que o xerife iria persegui-lo. Sentia-se furioso consigo próprio ao pensar que deixara passar tanto tempo desde o momento em que vira Laplata até que dispara sobre ele, dando ocasião a que o xerife estivesse tão perto. Agota tinha-o na sua peugada e fazia as piores suposições. Conseguiria escapar? Saberia Everton que tinha sido ele, Causey, quem disparara sobre o ferreiro?
Estava no campo e havia pouca claridade. A noite era cerrada, com nuvens, o que talvez o favorecesse, permitindo que Everton não o visse.
(Coleção Arizona, nº 47)
  1.  

Sem comentários:

Enviar um comentário