quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PAS158. A história da formosa judia

- Só sei dela o que ouvi contar à gente daqui. Seu pai, de ascendência judia, trabalhava como empregado de balcão na casa comercial de um outro judeu que negociava com os índios havia muitos anos. Quando Diamond chegou a homem, ficou com o negócio do patrão e ampliou-o consideravelmente… Dizem que chegou a ser um homem riquíssimo. Casou com uma jovem pele-vermelha, filha de um chefe índio que, dizem, roubava cavalos e saqueava propriedades em colaboração com o seu astuto genro. Eu não creio nessa lenda, embora compreenda perfeitamente que, tanto pela sua ascendência judaica como pelo casamento com a índia e o dinheiro que possuía, fosse desprezado e odiado pelo povo desta região…
Pinckin interrompeu-se para olhar na direção da escada e prosseguiu:
- O velho era duro, disso não resta dúvida. Muito aflitos devia trazer os seus numerosos devedores, quando um grupo destes, uns três ou quatro segundo ouvi dizer, decidiram assaltar-lhe a casa e queimar todos os documentos de dívida e hipotecas que ele guardava na arca. O velho e a mulher – Patrícia era uma petiza de oito anos – defenderam-se como tigras, aumentando com isso a fúria dos assaltantes… Foi uma noite negra para Titusville. O dia seguinte acordou com o velho judeu dependurado numa árvore, a menina a chorar sobre o corpo ensanguentado da mãe e a casa queimada. Não se portou muito bem o povo da terra, temos de o reconhecer. Ninguém acudiu a deitar um balde de água sobre as brasas, nem em socorro do velho, que o pedia em altos gritos…
- Parece que «miss» Diamond tem bons motivos para odiar os seus conterrâneos – murmurou Ron Stephens pensativo.
- De facto. E ainda não é tudo. Como o velho avaro fazia lá as contas à sua maneira, a menina perdeu quase a totalidade do que deviam ao seu pai… Claro que na realidade ela era então muito pequena para poder tratar desses assuntos. O velho chefe índioç levou-a consigo. Pat só regressou a Titusville há cinco anos. E então, pôs em juízo aões contra os devedores de seu pai. Recuperou algumas casas e terrenos e deu água pela barba a muitos que se sentiam tranquilas; e, agora, parece disposta a amargurar a vida de todos aqueles a quem considera assassinos de seus pais…
- «Miss» Diamond não deve ser muito querida – comentou Ron.
E Pinkin respondeu:
- Não, não é, nem creio que lhe interesse sê-lo. Pelo contrário, não perde a menor oportunidade que seja para humilhar, prejudicar ou enfurecer os seus patrícios…
 
 
Mal sabia Ron que em breve iria conhecer as qualidade de «miss» Patrícia Diamond…
(Coleção Búfalo, nº 44)

Sem comentários:

Enviar um comentário