quinta-feira, 14 de novembro de 2013

HBD005. Assim nasceu o Máscara Negra

Lone Ranger, mais conhecido entre nós como Zorro, ou como O Homem da Mascarilha, ou ainda O Cavaleiro Solitário (este último lembra-me a referência feita a este epíteto em outra história, a Mafalda, de Quino), foi um personagem criado pelo escritor Fran Stryker, que se tornou popular graças aos episódios transmitidos através de uma pequena estação de rádio, a WXYZ, de Detroit, nos Estados Unidos, a partir de Janeiro de 1933. Mais tarde surgiu em televisão e no cinema, tendo os actores que encarnaram a personagem, entre os quais vale a pena destacar Clayton Moore, adquirido enorme popularidade.
Fran StrykerA história do personagem tem origem nos Texas Rangers, a que John Reid pertencia, juntamente com o seu irmão Dan, tendo ambos sido emboscados por criminosos por volta de 1850. O único sobrevivente, John Reid, foi tratado pelo índio Tonto, que ele havia salvo da morte ainda quando eram ambos jovens, passando a assumir a nova identidade e usando uma máscara feita a partir do colete do seu irmão. Assim começaram as suas aventuras, e as cavalgadas do Lone Ranger

e do seu amigo Tonto, montando os respectivos cavalos, Silver e Scout, o primeiro dos quais se tornou muito conhecido pela frase «Hi-Yo Silver!» ou «Silver, avante!» em português.
Charles Flanders, 1907-1973Foi Charles Flanders quem, em 1939, criou a série desenhada, partindo do personagem de Fran Stryker. Flanders, nascido em 1907 e falecido em 1973, havia já adquirido alguma experiência como desenhador em Bufallo e frequentado uma escola de arte quando se mudou para Nova Iorque em 1928 e entrou para o serviço da agência King Features Syndicate. Foi assistente em diversas séries, desde Tim Tyler's Luck, , conhecido entre nós como Tim Tyler, até Bringing Up Father, a que já nos referimos anteriormente, Secret Agent X-9, e também se tornou notado pela série King of the Royal Mounted, Rei da Polícia Montada. A única série inteiramente concebida por si foi Robin Hood, uma página dominical que não conheceu grande sucesso. No entanto, as aventuras de The Lone Ranger ainda hoje ser publicam.

Fonte: Mania dos Quadradinhos

 

Sem comentários:

Enviar um comentário