segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PAS167. A educação de Drew

Ensinou-o a cavalgar, a lutar, a usar o laço, a esfolar e esquartejar reses, a utilizar todos os meios de que dispõe um bom «cow-boy» para exercer o seu ofício. O rapaz tudo isto aprendeu com rapidez. Mas Bem-Tim nunca estava satisfeito e os repelões nos cabelos crespos de Drew sucediam-se com frequência. O rapaz cerrava dentes e insistia mil vezes nas suas tentativas até conseguir que o «professor» resmungasse:
- Não está mal.
A esta condescendência, Drew respondia com algum palavrão, também murmurando em surdina.
E o revólver? Bem-Tim era um «gun-man» dos pés à cabeça. Quando se tratava de disparar com rapidez, o revólver parecia saltar para a sua mão num impulso próprio e a bala seguia direitinha ao alvo escolhido, acertando com uma precisão milagrosa.

Quantas horas gastaram o homem e o rapaz, sozinhos em qualquer sítio afastado do rancho, disparando sem cessar contra os objectos mais inverosímeis?... Era um inferno para o pequeno Drew. As exighÊncias de Bem-Tim, naqueles exercícios, chegavam a extremos inconcebíveis. A maneira de se colocar… de arquear os braços para deitar a mão ao «Colt»… de abrir os dedos como raios de uma roda… e de empunhar a coronha, erguer o revólver e disparar sem intervalos… Tantos e tantos detalhes meticulosamente estudados e praticados milhares de vezes, sem desculpa para o mais pequeno erro.
Colocados lado a lado, o homem e o rapaz podiam parecer a qualquer observador ocasional dois bonecos movidos pela mesma corda: a mesma posição, os mesmos gestos e o mesmo cérebro que mandava em duas mãos distintas… O rapaz era exímio em acertar no alvo sem fazer pontarias demoradas. As balas do seu revólver alojavam-se exatamente ao lado dos projéteis disparados pelo «professor». Muitas vezes acertavam nestes, precisamente no ponto requerido, mas sempre ligeiramente atrasados. A escassa margem de tempo que separava os tyiros foi-se encurtando, pouco a pouco, até converter-se na fração de segundo. E Bem-Tim continuava a brindar o discípulo com safanões e sarcasmos. E o discípulo continuava a cerrar os dentes aplicando-se aos exercícios com extraordinária obstinação.
E um dia… os estampidos dos revólveres soaram ao mesmo tempo. O aluno igualava-se ao mestre. Bem-Tim não encontrava algo de humilhante para dizer a Drew. Apenas lhe dirigiu um rápido olhar querendo, talvez, surpreender na face do pupilo uma expressão de orgulho. Mas Drew permanecia sério, sem mostrar os seus sentimentos. E chegou a altura em que o disparo do rapaz se adiantou ao de Bem-Tim. Uma diferença de quase nada, um brevíssimo instante… Ambos deram conta do milagre ocorrido. Bem-Tim, em vez de olhar de soslaio o seu aluno, fê-lo abertamente. E viu-o pálido, trémulo, terrivelmente assustado pela própria façanha, quase envergonhado e pesaroso por tê-la cometido. Bem-Tim desatou a rir e aproximando-se do rapaz abraçou-o virilmente contra o peito enquanto lhe dava uma tremenda palmada que o deixou sem fôlego durante algum tempo. Então, no coração do rapazinho, alguma coisa se derreteu: algo muito terno e doce que o inundava de prazer.
- Bem. Já está! – disse Bem-Tim.
- Jul… Julga isso?- gaguejou Drew.
O rosto do «professor» revestiu-se de uma expressão de gravidade.
- Sim. Está feita a coisa em que eu me empenhei. Atrás do teu revólver és um homem invulnerável, um pequeno deus atrás das nuvens protetoras. Tornei-te dono do raio! Podes fulminar homens com a tua mão. Podes fulminá-los segura e infalivelmente. Mas não o faças! Nunca o faças a não ser em defesa da tua própria vida. Ouves-me bem? Se não fizeres isso, se algum dia abusares do poder que te dei, um poder demasiado grande… dava cabo de ti!
Drew estava pálido e assustado.
- Sim… Sim – murmurou.
- Juras? Juras que não puxas do revólver a não ser em último caso e lamentando ter de o fazer?
- Sim. Sim. Juro!
- Bem, meu rapaz. Assim não terei de me arrepender de ter feito isto por ti. Se bem que… não sei! Estou quase, quase a começar a ficar arrependido!...
(Coleção Búfalo, nº 47)

Sem comentários:

Enviar um comentário