sábado, 16 de novembro de 2013

PAS164. Pesadelo

Contexto da passagem: escapando aos perseguidores, But chegou a New Orleans onde tomou conhecimento com a filha do assassinado a quem pôs ao corrente de todos os factos e foi descansar para uma pensão degradada e ruidosa, mas…

 

Ao cabo de dez minutos pareceu-lhe descansar deitado em cima de uma nuvem de algodão. Estava tão esgotado que não tardou a adormecer, apesar dos constantes ruídos que se infiltravam através das frágeis janelas de cada quarto.
Sonhou que um homem estava à beira de um abismo, agarrando-se, desesperadamente, com as mãos a uns arbustos. O homem tentava subir de cada vez mais alto, mas sempre escorregava. A sua situação era já aflitiva. But passou por lá num dado instante e ouviu gritos de socorro. Imediatamente se dispôs a ajudar o homem em perigo e correu para o local de onde vinham os gritos. Mas, de repente, ele viu surgir, detrás de uma pedra, uma mulher de prodigiosa formosura, cujos cabelos louros dançavam ao vento. Ela levantou os braços, convidando-o a juntar-se-lhe. Aquele homem que, irremediavelmente, caía no abismo, seguia, gritando, uns gritos mudos porque ele não podia ouvir nada. A mulher começou, então, a afastar-se, sem, todavia, deixar de o chamar – e ele foi atrás dela… De súbito, ouviu-se um alarido: o do homem que caía no abismo… But despertou nessa altura, com um pequeno salto.
Encontrava-se banhado em suores, em suores frios…
Repentinamente, o grito de há pouco repetiu-se. Mas agora estava But bem desperto. Não era um grito de um sonho. Era um grito verdadeiro. Algo se passava na rua. Escutou. Ouviu uma voz gritar:
- É a Polícia que cercou o bairro.

 

 Iria a Polícia incomodar But? Seria quilo proveniente de alguma denúncia para But não cumprir a sua missão?
(Coleção Búfalo, nº 45)

Sem comentários:

Enviar um comentário