sábado, 7 de dezembro de 2013

POL049. Uma só carta

(Coleção Pólvora, nº 49)
 
 
Começa assim este livro de Richard Jacson: “Desde o primeiro momento em que se viram, mesmo antes de conhecerem os nomes um do outro, houve entre ambos uma nítida antipatia, uma repulsa tão violenta como irrefletida. Quando cada um deles soube alguma coisa da vida e das andanças do outro, viu que aquela hostilidade instintiva era justificada”.
“Poucos dias depois de pisar pela primeira vez as ruas de Rock Spring, Speedy Bob Cantrell não era mais, aos olhos de Lilian Webster, do que um assassino profissional, um pistoleiro a soldo de quem melhor lhe pagasse”.
“Bob não dizia o que pensava dela, porque um homem não deve dizer, em público, mal de uma mulher, mas a verdade é que recearia menos uma cobra cascavel do que as palavras de mel e os doces sorrisos da cançonetista do «Oasis Saloon»”.
“Aqueles que conheciam, por pouco que fosse, a histyória dos dois, afirmavam que ambos tinham razão. Lilian tinha passado os últimos seis ou sete anos a vaguear pelas cidades mineiras do Colorado e pelas povoações de vaqueiros do Wyoming, onde arruinara quantos tinham confiado nas suas promessas, e provocado três lutas sangrentas em que haviam perdido a vida criaturas que, provavelmente, valiam mais do que ela”.
“Por seu lado, Speedy, fazendo honra à sua alcunha, tinha atirado, em mais de uma vintena de ocasiões diferentes, com mais rapidez do que os seus adversários – e todos eles haviam sido enterrados sem demoras inúteis”.
Com este início, pensar-se-ia o pior dos “heróis” da nossa história. O certo é que, com o decorrer da descrição, a opinião acerca de ambos vai-se modificando. Lilian tinha muitos defeitos, enganara muito homem, mas por vezes tinha o sentido da honra. E Speedy revelou-se um verdadeiro apóstolo da verdade quando mostrou que havia um grupo de facínoras interessados em culpar os índios de ataques contra os operários da construção da linha de caminho-de-ferro, facínoras contratados por um financeiro que procurava apossar-se das ações da companhia.
E o final da novela mostra a aproximação entre aqueles dois que tanto se odiaram inicialmente.
Um livro interessante, mas contado de uma maneira um tanto aborrecida.

Passagens selecionadas:

PAS180. Declaração sob juramento

Sem comentários:

Enviar um comentário