quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

POL048. Morreu um pistoleiro

(Coleção Pólvora, nº 48)
 
 
Este livro de O. C. Tavin não é muito interessante, adivinhando-se desde as primeiras palavras o evoluir da trama. Não deixa, no entanto, de ter passagens interessantes.
Joe Marble é um pistoleiro com notável capacidade para se excluir da responsabilidade de situações complicadas. Não é um pistoleiro no sentido mais nobre do Oeste. Geralmente, para não deixar rasto e para não permitir desfechos inesperados, usava as pistolas bem escondido e sem o adversário saber o que ia passar-se.  Diz o autor que Marble era “um perturbador da ordem pública, batoteiro, provocador de escândalos, apesar de não ser possível levá-lo a responder por isso, em virtude da sua astúcia de raposa sabida, a sua habilidade em apresentar alibis falsos e a sua inata facilidade de desaparecer quando as coisas começavam a correr-lhe mal”.
Na pequena e risonha povoação de Doggert Flat, uma povoação com casas de pedra e barro, entre os vales e riachos que iam desaguar no Rio Grande, totalmente dedicada à criação de gado, Joe Marble veio a conhecer Rosario, filha de um abastado ganadeiro a quem cortejou.  Quando tentou oficializar a situação com o aval do velho Callahan, este, que se tinha informado acerca das suas qualidades recusou que continuasse a acompanhar a filha.
A novela desenvolve-se com o assassínio do Pai de Rosario, obviamente às mãos de Joe Marble, assassínio esse encomendado por um outro granadeiro que se dedicava ao roubo de gado e invejava a sua situação, tendo contratado Marble para esse efeito.
O segredo do sucesso de Callahan tinha a ver com o facto de ter contratado um veterinário para acompanhar o seu gado. Este homem que também domava cavalos e sabia disparar acabou por encontrar em Rosario um estímulo à descoberta da verdade já que o xerife preso em preconceitos legais não conseguia atuar contra os assassinos que todos adivinhavam quem era.
E, no duelo final, morreu o pistoleiro…

Passagens selecionadas:
PAS179. Toiro de cobrição
PAS178. Encontro com a morte
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário