quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PAS193. Impulso fatal

Steve sentia-se dominador e valente. Por outro lado, incomodava-o o facto de ter fugido, dois dias antes, quando tentavam atacar a manada no vale de Aganoisky. Também se lembrava que Larry era companheiro de Buck Dawes a quem tinha atemorizado outro dia e isto dava-lhe maior audácia.
Ao ver Larry Cornell, parou e fitou-o. Larry voltou-se e, reparando na insistência do rapazola, susteve tranquilamente o seu olhar. Cameron, fazendo peito, perguntou, com gesto altaneiro:
- Que lhe interessa, vaqueiro?
Cornell mediu-o da cabeça aos pés e respondeu:
- O que a você não importa.
Não era esta a resposta que Steve esperava e ficou um pouco confuso. Mas, ao ouvir algumas risadas, enfureceu-se e voltou à carga:
- Não gostei da resposta que parece um desafio.

Larry, afastando Lizz, a cantora, do seu lado, voltou-se para o seu interlocutor. Encostou-se à barra, de forma a libertar as mãos e respondeu:
- Não acha melhor ir-se embora?
Steve, que chegar ao limite da sua paciência, preveniu:
- Pretendeu ofender.me e, portanto, só lhe resta um caminho. Puxe pelo revólver!
Fez-se na sala um silêncio impressionante. Todos olhavam com ansiedade os dois contendores, imóveis. De repente, Steve puxou da pistola, decidido a vencer o seu antagonista. Mas este foi muito mais rápido. Mal Steve esgrimiu a arma no ar, soou um tiro e viu-se ir o «Colt» pelo ar, enquanto o lavrador se agarrava à mão direita.   
Larry brincou um instante com o revólver na mão, olhando o rapaz. Depois, metendo a arma no coldre, disse:
- E agora, quer deixar-me em paz?
Sem esperar resposta, voltou-lhe as costas, começando a falar com Lizz. Desapareceu a tensão, e na sala só se ouviam risadas e piadas trocistas. Steve estava fulo. Fizesse ele o que fizesse, toda a gente se recordaria da facilidade como tinha sido desarmado por aquele vaqueiro que, para maior desprezo, lhe virara as costas.
Cego pela raiva, não pôde conter aquele impulso. Pegou no revólver e apontou aos ombros do vaqueiro. Não houve tempo de o ver puxar o gatilho. A detonação ressoou pela sala e viu-se Cornell levar a mão à ferida, dobrando-se e caindo para trás, no chão. Lizz, aflita, deu um grito. Ouviu-se outra voz sobrepor-se ao barulho e dizer:
- Foi um assassínio.
Cameron não guardou a arma. Apontou-a aos que se encontravam na sala e saiu apressado em busca do cavalo. Acabava de demonstrar que não tinha medo e sabia vingar as ofensas.
Mas não se apercebia de que outra circunstância, com a qual não contara, se voltava inexoravelmente contra ele: matara um homem à traição.
(Coleção Bisonte, nº 46)




A situação complica-se: Steve, irmão de Lily, namorada de Buck, acaba de matar traiçoeiramente Larry, grande amigo de Buck. Resistirá o amor àquela fatalidade?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário