domingo, 1 de dezembro de 2013

POL046. Coração Valente


(Coleção Pólvora, nº 46)
 
Bill Kenton tinha dezassete anos e já estava farto do estado de Indiana onde nada se passava, onde a propriedade era diminuta e as pessoas não singravam, tendo um pai duro violento, brutal que em certas ocasiões exigia da mulher e dos filhos uma obediência cega. Farto, resolveu partir em busca de aventura que as novas terras para oeste e norte possibilitavam.
O encontro com Kit Hurricane Colton conduziu-o a Lewis Hulton que, sob o comando de Simon Legarde, preparava uma expedição para os terrenos dos Shoshones, uma tribo índia temida pela sua ferocidade. O objetivo era a caça de animais para obtenção de peles que eram valorizadas nos mercados do Este. Ora, os shoshones ocupavam uma região poucas vezes pisadas por brancos; eram magníficos caçadores e Legarde esperava voltar com um carregamento de peles capaz de o tornar definitivamente rico.
Para abalar a ferocidade dos índios, Légarde contava com Estrela Matutina, uma criança índia, filha do chefe Raio Vingador, que tinha fugido da tribo e a quem tinha encontrado em condições sub-humanas.
Bill conseguiu integrar-se na expedição, na qual se integravam negros e crioulos, que subiu o rio Missouri, posteriormente passou ao Marias. Um dos crioulos tentou violar a menina e Bill salvou-a da situação aflitiva passando a partir de então a desenhar-se entre os jovens uma cumplicidade comovedora. Estrela Matutina apelidou Bill de Coração Valente.
A expedição correu mal, acabando com a morte de Légard, mas Bill, Hurricane e Hulton salvaram-se e prosseguiram a sua vida de caçadores. Estrela Matutina fugiu e nunca mais a alcançaram.
Os anos decorreram e o acaso levou a que os três caçadores salvassem a vida de um «shoshone» que os pôs em contacto com a tribo. Bill reencontrou Estrela Matutina que se rendeu a Coração Valente e casou com ele. Mas o primeiro filho de ambos trouxe as sementes do ciúme e da desconfiança já que os seus olhos eram parecidos com os de Hurricane. Bill preparou uma cilada e convenceu-se que Hurricane cortejava Estrela Matutina. Disparou sobre ele e partiu pensando que o tinha matado. De novo perto de sua mãe veio a saber que os traços de que tanto desconfiara no filho também se encontravam na família.
Esta magnífica novela de Eduard Goodman, que daria excelente filme Western com a policromia de paisagens com florestas e animais e convivência com tribos índias, completa-se com o retorno de Bill para junto da esposa e do filho, no seio dos «shoshones». Ela recebeu-o cheia de felicidade e Bill mais contente ficou quando descobriu que o tiro que dera em Hurricane não tinha sido mortal.

Passagens selecionadas:


PAS172. Estrela Matutina, um trunfo para a expediç...
PAS173. Seis anos de aventuras
PAS174. Reencontro
PAS175. O filho de Coração Valente
PAS176. A honra por três peles de urso
PAS177. A prova da traição
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário