segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PAS174. Reencontro

Embora feridos, Urso Cinzento e Águia Negra estavam de pé. Ambos se tinham desfeito em demonstrações de gratidão para com os brancos, a quem deviam a vida e consideravam como irmãos.
- Então temos liberdade para caçar em Shoshone County?
Durante as horas em que estiveram em poder dos «crees», as mulheres índias nada tinham sofrido, talvez porque a sua inesperada intervenção não lhes deu tempo para isso.
- Quando as vires, terás uma grande surpresa…
Meia hora depois, a surpresa anunciada por Lewis Hunter deu-se ao entrar uma mulher índia, alta, esbelta, de maneiras graciosas e grandes olhos negros de carinhosa expressão. Bill reconheceu-a e imediatamente saltou de cama. Enquanto da sua boca se escapava uma exclamação de júbilo e assombro:
- Estrela Matutina!


A rapariga olhou-o com uma expressão indefinível. Nos seus lábios assomou a sombra de um triste sorriso e, em voz meiga, replicou:
- Coração Valente não esqueceu a sua antiga amiga e Estrela Matutina também não o esqueceu. Há muitas Luas que lhe agradeceu tê-lo defendido. Agora, a sua gratidão é maior por ter salvo a vida do valente Urso Cinzento.
As perguntas aglomeravam-se nos lábios de Bill, que as atirou atropeladamente. A jovem olhou-o sorrindo, mas deu meia volta e saiu da tenda sem responder a nenhuma.
Quando a rapariga desapareceu, Hunter falou, tentando abrir-lhe os olhos a uma triste realidade:
- Sinto, Bill, mas terás de dizer adeus às tuas esperanças. Tudo parece indicar que Estrela Matutina é uma das mulheres de Urso Cinzento.
Kenton compreendeu que o seu amigo tinha razão. O facto de Estrela Matutina estar no acampamento já indicava que devia ser a esposa de um dos guerreiros e o facto de lhe agradecer, mais do que tÊ-la salvo a ela, tê-lo feito a Urso Cinzento, denunciava que era este o preferido do seu coração.
Sentiu profunda amargura. Era uma brincadeira do destino fazer que encontrasse de novo Estrela Matutina para a  saber esposa de outro homem; mais ainda, ser ele a salvar a vida do que lhe arrebatou a mulher amada.
Absorto em lúgubres pensamentos, nem sequer levantou a cabeça quando, pouco depois, Urso Cinzento em pessoa entrou na tenda. Na luta contra os «crees», tinha sofrido alguns ferimentos sem importância; os únicos sérios foram as balas que, ao atravessarem-lhe os braços, o forçaram a cessar a luta. Já lhos tinham tratado e ligado e o chefe «shoshone» tinha muita esperança de estar curado em breve.
- Urso Cinzento viu como Coração Valente salvava a sua vida. Urso Cinzento considera-o como um irmão e pode pedir-lhe quanto o seu coração deseje.
Bill saiu da sua abstração para fazer uma pergunta:
- Meu irmão Urso Cinzento conhece Raio Vingador?
- O grande chefe «shoshone» - replicou com grave solenidade o interpelado – há muitas luas que caça já nos prados e nos bosques do Grande Espírito.
- E sua filha, Estrela Matutina? – tornou Bill a perguntar. – É por acaso a «squaw» de Urso Cinzento?
- Não. Urso Cinzento também é filho de Raio Vingador.
Um grito de alegria saiu dos lábios do jovem Kenton. A dor que sentiu meio minuto antes desapareceu de repente, sem deixar o menor vestígio. Num incontido impulso, ergueu-se sem dificuldade. De repente, uma nova suspeita o assaltou.
- Já casou talvez com algum bravo guerreiro «shoshone»?
- Estrela Matutina não encontrou ainda entre os bravos guerreiros da sua tribo nenhum que falasse ao seu coração.
Urso Cinzento e Lewis continuaram conversando mas Bill não prestava atenção às suas palavras. Horas depois, voltou a ver a rapariga e a maneira como ela o fitou deu alento às suas mais ousadas esperanças. Quis falar-lhe, mas a jovem desapareceu sem lhe responder.
- Poderia pedir um grande favor a meu irmão Urso Cinzento? – perguntou.
- Urso Cinzento não negará nada a seu irmão Coração Valente, que lhe salvou a vida quando os «crees» o tinham amarrado ao poste da tortura. Que deseja Coração Valente?
- Coração Valente suspira por que Estrela Matutina se torne sua «squaw».
Urso Cinzento olhou-o desconcertado. Esperava todos os pedidos menos aquele. Tão assombrado ficou que, no primeiro momento, não respondeu uma palavra. Bill continuou falando apressadamente. Estava apaixonado por Estrela Matutina e julgava possível fazê-la feliz. Conhecia os costumes índios e oferecia ao chefe «shoshone», como paga da sua condescendência, um dos cavalos capturados aos «crees», duas espingardas e duas pistolas.
Luziram cobiçosos os olhos de Urso Cinzento. Desejava receber quanto antes aqueles presentes mas fez um esforço e conseguiu dominar-se. Em tom sereno e digno, respondeu:
- Estrela Matutina viveu captiva entre os rostos pálidos e não quer voltar a viver com eles.
- Não teria de o fazer. Seria Coração Valente quem ficaria a viver com os seus irmãos «shoshones».
A resposta satisfez o chefe índio que contraiu os lábios numa expressão que podia pretender ser um sorriso. Mas havia ainda uma dúvida e espô-la claramente:
- Urso Cinzento não que forçar a vontade da donzela. Deve ser Estrela Matutina a decidir e a responder.
Durante vinte e quatro horas, as mais longas e insuportáveis da sua vida, Bill Kenton teve de esperar a resposta da rapariga índia. E já nem sequer pensava na pancada na cabeça, estava fisicamente bem, pôde sair da tenda e dar uma volta pelo acampamento.
Viu que doze ou catorze tendas estavam agora armadas onde só havia duas na noite do ataque e que pelo acampamento se viam numerosos guerreiros «shoshones». Soube também que Estrela Matutina se encontrava na tenda que ocupava Urso Cinzento e a sua «squaw» ponderando, sem dúvida, a resposta a dar-lhe.
Perto do anoitecer, quando a sua impaciência estava esgotada, um mensageiro veio anunciar-lhe que Urso Cinzento o esperava na sua tenda. Correu para lá e entrou comovido, na esperança de ver a mulher amada, mas o chefe índio estava só.
- Urso Cinzento deseja fumar com seu irmão o cachimbo da paz.
Bill ardia em desejos de saber a resposta da jovem, mas era preciso levar as coisas com calma. Era inútil fazer perguntas porque o «shoshone» não respondia até julgar oportuno. Tomou lugar a seu lado e os dois fumaram em silêncio. Ao fim de um tempo que lhe pareceu uma eternidade, Urso Cinzento falou:
- Estrela Matutina comnpartilha os doces sentimentos de Coração Valente. Urso Cinzento sentirá alegria no peito ao vê-la convertida em sua «squaw».
Com um grito de alegria, Bill ergueu-se. Um mudo gesto do chefe índio disse-lhe onde o esperava a amada. Correndo, deu volta À tenda e encontrou Estrela Matutina que o esperava, ruborizada, com os olhos fitos no chão. O rapaz apertou-a com força nos braços e a rapariga sorriu, feliz, erguendo os olhos para fitar os do eleito do seu coração.
(Coleção Pólvora, nº 46

Sem comentários:

Enviar um comentário