domingo, 1 de dezembro de 2013

PAS172. Estrela Matutina, um trunfo para a expedição

A viagem programada era longa e perigosa, pensava Lewis. Não lhe importavam a duração nem os perigos. Também estava de acordo com a recompensa até porque, para ele, o dinheiro era uma questão secundária. Mas Légarde já tinha visto exatamente o que significava penetrarem em Shoshone County?
- Entender-se a gente com os «sioux», com os «pés negros», é difícil mas possível, mas com os «shoshones» não. Para eles todo o branco é um inimigo mortal. Antes de falarem connosco terão tentado por todos os meios assassinarem-nos.
Simón Legarde desatou a rir, mostrando ao fazê-lo uma dentadura muito branca. Havia trinta anos que percorria as águas do tio. Vinte vezes tinha subido e descido das costas ardentes do golfo até aos gelados bosques canadianos. Conhecia os «shoshones» e sabia de sobra que era preciso ter cautela com o seu ódio aos «rostos pálidos».
- Levo comigo uma chave que me abrirá rapidamente os corações de todos os guerreiros.

A chave era uma pequenita índia, conhecida por um nome equivalente a «Morning Star», Estrela Matutina. Andava pelos treze anos, tinha um corpo ágil e flexível, uma cara bonita que uns olhos negros enchiam quase por completo. Era filha de Raio Vingador, chefe supremo dos «shoshones». Tinha sido raptada um ano antes.
- A rapariga fugiu e lançou-se às águas do Marias tripulando uma canoa. Perdeu os remos num remoinho e foi arrastada pela corrente. Quatro dias mais tarde foi recolhida por um barco que voltava para Saint Louis com um carregamento de peles. Estava gelada, morta de fome e de sono e mal podia falar. O capitão resolveu levá-la, não por espírito de humanidade mas pensando fazer um bom negócio, vendendo-a no mercado de escravos de Nova Orleães. Comprei-a, sabendo quem era e o que podia valer. Tive de comprá-la muito caro, mas se os «shoshones», agradecidos pela sua devolução, quisessem entender-se connosco, compensavam-nos sobejamente.
(Coleção Pólvora, nº 46)

Sem comentários:

Enviar um comentário