segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PAS173. Seis anos de aventuras

Pelo cérebro de Bill desfilavam aqueles seis anos maravilhosos. Na companhia de Lewis e Kit tinha deambulado de um lado para o outro, numa constante viagem por novas terras, dormindo debaixo de céus diferentes. Com eles, tinha transposto dez vezes as Montanhas Rochosas, indo pelo Oeste até Às montanhas da costa, subindo o curso do Snake e do Aslmon, descido pelo Sul a Fort Utach, onde agora se tinham instalado os mórmones, à margem do Great Salt Lake, subido pelo Norte até às frias terras do Canadá, com os seus bosques cheios de caça; conhecia as terras banhadas pelo Clark, o Milk e o Marias, o Teton e o Wind River.
Aprendeu quatro dialetos que lhe serviam para se entender com os índios das diversas tribos espelhadas pelos bosques e pelas montanhas. Conhecia à distância a diferença que havia entre um «pé negro» e um «shoshone», entre um «assiniboia» e um «sioux», entre um «dakota» e um «kootenaki». Tinha entre eles inimigos que o odiavam e amigos que lhe queriam, mas não era desconhecido para nenhum o nome de Coração Valente, amigo de Atirador Seguro e Companheiro Leal.

Ao fazer o balanço daqueles seis anos, tinha de reconhecer, satisfeito, que havia realizado todos os seus desejos. Todos, exceto um: encontrar Estrela Matutina. Isolados nas montanhas, refratários a todo o contato com os brancos, os «shoshones» pareciam distantes e inacessíveis. Os guerreiros de outras tribos negociavam com os rostos pálidos, recebiam-nos nos seus povoados e fumavam com eles o cachimbo da paz. Os «shoshones», não.
E Estrela Matutina estava entre eles…
(Coleção Pólvora, nº 46)

Sem comentários:

Enviar um comentário