domingo, 9 de janeiro de 2022

BUF129.00 Regresso ao «Rancho dos Enforcados»

James Lawer matou um homem que o quis enganar ao jogo, fazendo batota, roubando-o a ocultas... James, ao descobrir a aldrabice, travou com ele um duelo leal e matou-o. 

Apesar de tudo, quiseram prendê-lo, acusando-o de assassínio, e então viu-se obrigado a atingir outro homem para poder fugir depois de a família ter recusado dar cobertura à sua estadia no local onde nascera. 

Naquela fuga, James foi atingido por uma bala nas costas e esteve a ponto de passar na prisão a melhor fase da sua vida. Teve a sorte de ser encontrado por uma quadrilha e o próprio chefe extraiu-lhe o projétil. Desde então, o rapaz permaneceu ao lado de um velho bandido, pródigo em pensamentos profundos, sem que nada os tenha separado. 

A intenção do chefe do bando era convertê-lo em bandoleiro, mas ele não servia para isso. Acompanhou a quadrilha para um assalto ao Banco, mas à última hora arrependeu-se e não foi capaz de o fazer. Três dias mais tarde, afastava-se da quadrilha sem ter aceitado a parte que lhe cabia naquele roubo em que não chegou a ajudar, sendo acompanhado pelo velhote.

Chegados a Amarillo, resolveram apoiar uma família que andava a ser perseguida por um bando de facínoras que se comprazia em enforcar os elementos do rancho e procuraram estabelecer ali o seu novo lar. Acabaram por mostrar que uma das principais figuras da cidade era o cabecilha do bando de facínoras.

Eis um livro muito interessante, de um autor totalmente desconhecido, William Smith. A regeneração do jovem e do velho bandido sentem-se ao longo da leitura, são sempre acompanhadas de tiradas filosóficas bem respeitáveis e fica demonstrado que, por vezes, é o acaso que leva as pessoas por um bom ou mau caminho. Neste caso, o lado bom foi o mais forte.

A capa será talvez das piores que encontrámos na Coleção Búfalo, embora nesta fase já se sentisse uma degradação de qualidade nas mesmas. Para acompanhar a novela, vamos utilizar ilustrações disponíveis do grande Cortiela, chamando-se, no entanto, a atenção para o facto de nada terem a ver com a história publicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário