domingo, 16 de janeiro de 2022

BUF129.07 O chefe oculto


As portas do aposento abriram-se com violência e Tab Hunter surgiu no limiar. O homem que ocupava a enorme mesa que havia no compartimento levantou a cabeça e cravou o seu olhar frio em Tab Hunter. Ao vê-lo naquela atitude, contraiu os maxilares e franziu a testa, com ar pouco tranquilizador. Hunter entrou no escritório do desconhecido sem tirar o chapéu que cobria o seu cabelo desgrenhado e sujo. 

— Acabo de ver esse tipo — declarou. 

O desconhecido, sem mudar de expressão, respondeu: 

— A próxima vez que entrares neste escritório dessa forma, faço-te saltar os miolos com um tiro, animal! Tira imediatamente o chapéu! Não há maneira de te educares! 

Pressurosamente, Tab Hunter, com uma mãozada, retirou o chapéu da cabeça e ficou com ele na mão, dando-lhe voltas, com nervosismo. Ao cabo de uns segundos, disse: 

— Vi-o em um dos «saloons». 

— Quem é que visto, co'os demónios? 

— O tipo que comprou o «rancho» de Walsh. Maldito seja! Vi-o e senti verdadeiro desejo de lhe enfiar uma bala na cabeça, mas receei... 

— Receaste? E a primeira vez que te oiço dizer essa palavra, Tab. Estás com medo? —perguntou o desconhecido, trocista. 

— Não; bem sabe que não é por isso. Temo as consequências que podem advir. Creio que este assunto pode ser resolvido de outro modo... fora de Amarillo, claro. No «rancho» de Walsh, fazem-se as coisas com mais comodidade e sem que ninguém meta a foice em seara alheia. 

— Prefiro que não tomes qualquer decisão por tua conta, Tab; desgraçadamente, conheço os resultados. Segue o meu conselho, ou melhor, a minha ordem: vai ao «rancho» de Walsh e que os acompanhe o forasteiro. Dêem-lhe instruções sobre o que tem de fazer e dizer. Se isto não desse resultado, recorreríamos ao xerife, mas procura que não tenhamos necessidade de o fazer, para o bem de todos e, sobretudo, para o teu, Tab. Se, por tua culpa, não consigo obter o «rancho» de Walsh, juro-te que rechearei de chumbo a tua cabeça oca. 

Tab Hunter observou o homem que estava na sua frente, mas, mal o fez, viu-se forçado a desviar a vista, incapaz de sustentar o olhar do seu interlocutor. Aqueles olhos, ao mesmo tempo frios e trocistas, infundiam-lhe medo e Tab, que conhecia sobejamente o chefe, compreendeu que este estava terrivelmente aborrecido com ele e que não lhe perdoaria novos erros. Tab Hunter sabia igualmente que o chefe nunca ameaçava em vão, pelo que prometeu a si mesmo terminar de vez com aquele caso que trazia entre mãos e que tantas dores de cabeça lhe havia já causado. A sorte de James Lawer estava lançada! 


Sem comentários:

Enviar um comentário