sábado, 29 de dezembro de 2018

Encontro com «Mão Morta»


Alguém me garantiu ser este um dos melhores livros do grande Silver Kane. Adquiri-o e digitalizei-o, pensando estar perante uma grande obra deste tipo de literatura. Pouco a pouco, à medida que a ia conhecendo, vi que algo havia de errado. 
Não que a trama fosse muito má… Silver Kane imagina uma situação em que a mão do pistoleiro morto lhe é amputada e «enxertada» no filho a quem uns malvadas tinham dilacerado a própria. A mão «pegou», ficou um certo trambolho durante algum tempo, mas com o passar do tempo, o jovem decepado acabaria por recuperar toda a rapidez de movimentos e pôde proceder à vingança perante os que lhe executaram o pai. 
O problema do livro é a linguagem/tradução qualquer coisa de deplorável e que acontece muito com os livros da IBIS. Os verbos estão em tempos errados, quando se desconhece uma palavra para substituir a original espanhola é esta que continua num texto que aparece assim cheio de «chasquidos», «lancas», etc. etc. Mas, dado que já fiz este esforço, aqui fica o livro para desfrutarem...

Sem comentários:

Enviar um comentário