quarta-feira, 5 de outubro de 2022

BIS207.00 Quem vai ficar com o «Dinheiro Maldito»

Matt Coleman deixou a filha à guarda de uma família em Turidilla e partiu para longe, procurando um meio de ganhar sustento. Não conseguiu mais do que comportar-se como um bandido chantagista que, apoiado nos seus subordinados, fez fortuna à conta dos que lhe pagavam os serviços de «segurança». Mas a sua saúde degradou-se e, perante a notícia de que não teria mais do que uns meses de vida, tentou fazer chegar a sua fortuna à filha que, entretanto, tinha morrido num acidente.

Desconhecendo a triste sorte da filha encarregou um médico honesto de procurar a família de acolhimento para lhes entregar o dinheiro. Estes, ao saberem do que se tratava, fizeram com que uma das suas filhas passasse pela filha de Matt Coleman e receberam a fortuna do bandido.

O problema é que alguns dos que serviram Coleman também se achavam com direito ao dinheiro e resolveram perseguir os seus novos possuidores sem sucesso, Para complicar a questão, a menina impostora resolveu apaixonar-se pelo médico e um primo de Coleman apareceu a reclamar a fortuna como seu legítimo herdeiro e denunciou a aldrabice, chegando a levar o médico junto da campa onde repousavam os restos mortais da verdadeira filha de Coleman.

Cesar Torre mostra nesta novela toda a sua mestria para a construção de situações de difícil solução. Tudo se desenrola com naturalidade e a narrativa ganha um crescendo de emotividade e mistério, fazendo com que o leitor tome o partido do médico e da menina impostora, mas nunca se desligando da simpática figura do ferreiro que acolheu a menina. E o final não poderia ser melhor do que o narrado para a população de «Llano Escalado» um local que este autor parece privilegiar nas suas novelas.


Sem comentários:

Enviar um comentário