quinta-feira, 26 de maio de 2022

FBV159.14 A mulher, sempre a mulher a provocar a confrontação

A voz vinha da porta. Dick voltou-se lentamente e viu Lee Stevens. Não ficou surpreendido...nem sequer quando viu que Stevens empunhava um revólver e lho apontava... 

— Sim, Lee, já compreendi. Comecei a compreender quando vi que o cadáver de Rush havia sido substituído pelo do irmão. Um plano bem premeditado que Weis, o ajudante do xerife, teria sido incapaz de imaginar. 

— Havia Merrill... 

— Mas esse estava em Misoula, para matar o juiz, Apesar de tudo recusava-me a acreditar que fosses tu, mas vim ver a gaveta das balas de oiro e li este acordo em relação à posição do sócio sobrevivente. 

— Isso esclareceu tudo... 

— Exato. Só não compreendo os teus motivos, Lee. Havia oiro em abundância para os dois, e Gilbert confiava cegamente em ti... 

— Havia dois motivos, sim. O primeiro era não poder suportar por mais tempo o teu irmão...e o segundo era Elizabeth Marlowe... 

— Elizabeth? Então o que me contaste de Merrill... 

— Era verdade. Ele também deseja Elizabeth... 

— Foi Merrill quem matou o juiz? 

— Desde logo... mas não ficará vivo por muito tempo. Tu também não, aliás... Merrill matou o juiz, eu matei Byrnes... Foi também Merrill quem meteu a serpente na cela do teu irmão... e fez o mesmo no teu quarto... Mas tu escapaste... 

— E meu irmão teria escapado também... se tivesse pensado em ti... Mas a amizade cegava-o... Já resolveste o que vais fazer quando me matares? Os homens da mina ouvirão o tiro. 

— Arranjarei uma explicação qualquer...direi que, ao teres conhecimento do acordo feito entre mim e o teu irmão, te exaltaste... me insultaste e tentaste matar-me... obrigando-me a disparar em legítima defesa. Acreditarão, tanto mais que lhes darei um bom punhado de oiro, a cada um como recordação do teu querido irmão cuja herança me coube tão inesperadamente. 

Lee sorriu. Agora Dick via-o sob o seu verdadeiro aspeto... frio e inteligente, calculista, avarento... ambicioso à sua maneira... E era aquele homem que queria...que esperava fazer-se amar por Elizabeth Marlowe... Precisava perturbá-lo por momentos, distraí-lo ainda que fosse por uma fração de segundo. 

— Lee... em memória da amizade que meu irmão te dedicava, peço-te um favor... Quero que mandes o meu corpo para Misoula, a fim de ser enterrado junto de Gilbert... 

— Verei o que posso fazer, ainda não pensei. 

— Quero que mo prometas, Lee... 

— Bem, eu... 

Foi um instante apenas..., mas Dick saltou de lado, como um felino, recebendo no ombro o choque da bala de Lee. Este vira-o saltar, mas atrasara-se... e disparara sem avisar. Não pôde disparar segunda vez, porque Dick empunhara o "Colt" e abrira fogo ao tocar no chão...e a sua primeira bala havia encontrado Lee Stevens que caiu, mortalmente ferido, largando o revólver. Murmurou, com raiva: 

— Devia ter disparado sem te deixar falar… 

— Foste demasiado longe na tua ambição, Lee. Cometeste demasiados crimes... e falhaste no último. É o fim para ti... 

— Mal...dito! 

— És tu o maldito, Lee. Por isso perdeste... Lee Stevens tentou ainda falar, mas não conseguiu. O seu corpo foi agitado por uma última convulsão. Morreu... 




Sem comentários:

Enviar um comentário