sexta-feira, 13 de maio de 2022

FBV159.01 O estranho caso dos homens pendurados pelo pescoço

 O cavaleiro parou, para observar um corpo pendente da árvore. 

— Mais um... — murmurou. — Cinco, com este... 

Encolheu os ombros e incitou o cavalo, deixando o cadáver onde estava. Era talvez um aviso, e seguramente desagradável, para quem passava por ali, pensou Dick Steiner. 

Durante a longa jornada desde Olympia, no Estado de Washington. tendo atravessado várias fronteiras e percorrido todas as paisagens, nada vira de semelhante àquilo. Mas, mal transpusera a fronteira entre Idaho e Montana, começando a subir a vertente do Colúmbia, o seu primeiro encontro havia sido com um enforcado. Depois outro...e mais outro. Cinco. 

E decerto não eram só aqueles os que encontraria no seu caminho até Misoula. A cerca de duas milhas de Misoula, deparou com o sexto enforcado. Pensou que aquela gente devia divertir-se a pendurar homens pelo pescoço, talvez para afugentar os maus espíritos. Ou talvez fossem ladrões de gado justiçados pela inexorável "Lei de Lynch". De qualquer modo, o costume de deixar os corpos pendurados tinha qualquer coisa de repugnante. E haveria assim tantos ladrões de gado, naquela região?

Dick Steiner voltou a encolher os ombros. Não lhe competia investigar aquilo. Pensou apenas que a Justiça, em Misoula, era feita com cerca dureza e ausência de formalidades. 

Pouco depois, entrou na povoação e percorreu a rua central até parar em frente de um dos "saloons” em cuja tabuleta se lia: "Strafford Saloon". 

Desmontou, deixou o cavalo junto à barra e subiu os degraus da entrada. O "saloon" estava bastante cheio, apesar de não ser a hora de maior movimento. 

Aproximou-se do balcão, pediu cerveja e bebeu três copos, uns após outros. Tinha realmente sede. 

Depois olhou em volta, tentando descobrir a cara conhecida que o fizera viajar desde Olympia. Não estava ali. Resolveu esperar, descansando durante alguns minutos. 

Quando tivesse falado com Gilbert, dormiria uma boa sesta. Estava cansado. Vagamente, no seu espírito passavam os vultos dos seis homens enforcados que encontrara no caminho. 


Sem comentários:

Enviar um comentário