segunda-feira, 24 de março de 2014

PAS272. Como alcançar o penacho de guerreiro

Bob Sterling, o mais audaz de todos os exploradores de Montana, começou a subir a ladeira em direção à colina que parecia ser o alvo do urso.
E enquanto subia, pensava:
«Oxalá eu chegue a tempo. Lobo Veloz não pode ver o perigo que corre e o urso liquida-o com uma patada».
Sterling pensou no motivo por que estava ali o filho de seu bom amigo Urso Frisado, chefe dos «Pés Pretos». Precisamente na véspera passara pelo seu acampamento instalado no outro lado da colina. Até lhe parecia ouvir ainda a voz do grande chefe, explicando-lhe a razão da presença de Lobo Veloz naquele local.
«Como meu filho já recebeu bastantes honras para poder usar o penacho guerreiro e estamos na época da caça à águia, viemos fornecer-nos de penas. Como vês, está aqui toda a família. Já realizámos as cerimónias que hão-de aplacar os espíritos dos animais que ele tem de matar. No alto da colina, fez um buraco bastante fundo que lhe permite estar de pé dentro dele, e levou a terra para longe sem deixar rasto. Depois, cobriu o buraco com ramos e folhagem, de forma a não se distinguir do alto. Passará toda esta noite cantando como as águias, depois de purificar com fumo».
Quando lhe perguntara qual o isco que empregaria, «Urso Frisado» respondera-lhe:
«Pôs em cima «da folhagem que oculta o buraco o fígado dum búfalo. Ao lado, um coiote embalsamado dando a impressão de que está a comer. Ao amanhecer ocupará o seu posto dentro do buraco e ali esperará as águias. À medida que forem chegando, agarra-as primeiro por uma pata e depois pela outra. Em seguida, puxa-as para dentro do buraco e ali as matará partindo-lhe a espinha com um pé. Desta maneira as asas ficam intatas e as penas inteiras. Em seguida, quando as aves estiverem mortas, mete-lhes na boca um pedaço de fígado, porque isso é agradável aos seus espíritos».
(Coleção Bisonte, nº 60)
 
E agora Lobo Veloz estava a li à mercê do urso enquanto esperava as águias. Claro que Bob tinha de salvar o seu amigo

Sem comentários:

Enviar um comentário