sexta-feira, 14 de março de 2014

PAS264. Adeus, fiel companheiro...


Tindale, com um salto, voltara a montar o cavalo «Pecos» de Donald dirigindo-se a toda a velocidade para a planície oposta à ladeira na qual resistia com vantagem um numeroso grupo pertencente ao rancho «A Estacada», de Wilbur, e os restantes componentes da quadrilha chefiada pelo xerife.
Donald pegou nos dois revólveres que lhe estendia Gregory e sem se mover sobre a sela do fiel e feio cavalo lançou-se em perseguição do fugitivo.
- Toma cautela, Donald! Esse miserável vai na direção de um precipício. Está de tal modo atemorizado pela nossa aparição aqui, que não repara que vai ao encontro da morte. Não vás cegar-te também.

- Espera-o uma morte demasiado boa para ele – comentou Freg, principiando a descer a ladeira onde os companheiros se defendiam dos ataques da liga entre apoiantes do xerife corrupto e Wilbur.
Talvez que numa corrida em campo livre, «Pecos», tivesse suplantado o cavalo que Donald montava, e cujo corpo apresentava várias queimaduras e contusões, mas nunca o teria conseguido por entre os obstáculos naturais de um terreno pedregoso como aquele. Já a chegar ao termo da planície, Tindale apercebeu-se de que era seguido, não tardando a reconhecer no perseguido o seu mortal inimigo Idell. Os dentes rangeram-lhe de raiva impossível de conter e continuou fustigando o pobre «Pecos»que enlouquecido não deu porque se aproximava do precipício.
- Pára, Tindale! Desce do cavalo e resolveremos o nosso caso – gritou Donald numa inútil tentativa de impedir a terrível morte que aguardava o homem e o cavalo.
A resposta de Tindale foi um tiro de revólver, cujo projétil passou muito perto da cabeça de Donald que apesar de tudo continuou gritando:
- Repara que te vais estatelar! Detém o cavalo, insensato…!
Tindale, louco de raiva e entontecido pelos estrondo dos cascos de «Pecos», não entendeu as palavras proferidas pelo seu inimigo. Já lhe faltavam apenas uns vinte e cinco passos para chegar à beira do precipício, quando a arma dd Donald fez fogo por duas vezes. A primeira bala acertou no cavalo, seu inseparável companheiro dos últimos anos, e a segunda em Tindale.
O corpo do homem inclinou-se ao longo do cavalo que, no impulso da corrida, nada pôde deter nem a própria morte.
Sem vida já, cavalo e cavaleiro sumiram-se no abismo.
Donald apeou-se e abeirando-se do vácuo, pôde ver Tindale e «Pecos» que convertidos numa massa informe de carne destroçada, jaziam no fundo rochoso do «Barranco Sombrio».
- Ao fim e ao cabo, era um homem e os meus tiros encurtaram o seu sofrimento! Pobre «Pecos»! Mau pago te deu aquele a quem serviste tão fielmente! Disparei contra ti, pobre amigo, para que não sofresses mais. Adeus para sempre, fiel companheiro!
(Coleção Bisonte, nº 54)

Sem comentários:

Enviar um comentário