terça-feira, 8 de julho de 2014

PAS351. Planos para uma emboscada

Já depois da meia-noite, quando Linda atuava pela última vez no palco, e o mestiço se consolara das amarguras da derrota e da prisão com repetidas libações, Trigger Brenann entrou no «saloon». A poeira que o cobria dos pés à cabeça indicava que cavalgara durante as últimas horas uns bons quilómetros. Mostrava claros indícios de cansaço no rosto, mas sorria satisfeito e contente.
—Desejava que falássemos a sós um minuto, Usher. Tenho algo de interesse para ti.
De má vontade, Willard dirigiu-se para o seu escritório, e o pistoleiro seguiu-o. Uma vez fechada a porta nas suas costas, Trigger não esteve com grandes rodeios.
— Quanto estás disposto a pagar pela vida de Boston Carvett? — perguntou. -- Quem te disse que eu tenho algum interesse pessoal em que esse criminoso pague duma vez as suas culpas? — replicou Wiillard, pondo-se automaticamente em guarda.
— Não é preciso que alguém me diga o que sei — afirmou Brenann, com segurança absoluta. — E não finjas comigo, Usher! Nem consegues enganar-me, nem convém tentá-lo.
Falou com clareza, demonstrando estar muito melhor informado do que a Willard poderia interessar. Sabia não só que oferecera mil dólares a Francis para liquidar o forasteiro e lhe dera quinhentos para assassinar o juiz de paz, mas algo mais importante ainda: o motivo da sua pressa na desaparição de Boston.
— Tens medo que faça contigo o mesmo que fez com teu antigo camarada Sid Latham, e por idênticas razões.
— Idênticas razões? — sobressaltou-se Usher.
— Sim, e não te surpreendas. Nem ele um tu podem esquecer o sucedido uma noite em «Saguara Ranch» há quinze anos. E nós dois sabemos que eras tu o companheiro de Latham.
Usher teve o cuidado de não aceitar duma maneira expressa a acusação feita por Trigger, mas o pistoleiro não precisava disso. Continuou a falar da facilidade com que podia acabar com o forasteiro, desde que o seu interlocutor estivesse disposto a dar-lhe cinco mil dólares.
— Como pensas fazê-lo? — perguntou Willard, começando a interessar-se pela proposta. Manam disse-lha. Tanto ele como os seus amigos, Lubell, especialmente, tinham estado muito atarefados, mas não perderam o tempo e podiam sentir-se satisfeitos.
Depois da o xerife desistir da perseguição do fugitivo, elas seguiram o rasto de Boston por sua própria conta e tinham a certeza do sítio aonde o poderiam encontrar quando lhes conviesse.
— Deu uma grande volta, mas acabará por se dirigir ao «Saguaro». Em qualquer caso estará ali às primeiras horas da manhã... Tem uma entrevista marcada, e não faltaria a ela ainda que tivesse a certeza de custar-lhe a vida.
Assombrado, Willard quis saber com quem ia ele encontrar-se nas ruínas do «Saguara». A resposta de Trigger fê-lo dar grito de surpresa:
— Doretta Mirams! Só um louco acreditará que a rapariga vai juntar-se com o matador do capataz de seu pai.
— E, todavia, é verdade — insistiu Brenann. — Viram-se duas vezes. Uma, por surpresa; a outra, quando a rapariga o avisou de que iam prendê-lo. Tenho a certeza de que se verão a terceira e no mesmo sítio.
Usher, boquiaberto, escutou o que Trigger acrescentou em seguida. Por um dos vaqueiros da «Empire Ranch»,—Hugh Palmer, concretamente—que se entendia com Lubell, sabia o que acontecera naquela manhã. Palmer, que rondava em torna de Mimms e sua filha, ouviu deles o suficiente para deduzir que, contra toda a razão e lógica, a rapariga parecia apaixonada pelo forasteiro.
Falou com o pai, para que este lhe dissesse quem era o companheiro de Sid Latham, e devolvesse a Carvett as terras que um dia pertenceram a seus pais. Não sei o que Leonard terá decidido, nem me interessa; mas tenho a certeza de que Doretta irá com a resposta a Boston e se encontrarão às primeiras horas da manhã.
Enquanto o seu interlocutor falava, o cérebro de Willard trabalhou com uma velocidade vertiginosa. Quando Trigger concluiu, deu uns passeios pensativo pelo aposento e depois, parando ante o pistoleiro, decidiu:
— Tudo isso é muito interessante; todavia, eu tenho um plano melhor. A mim não me custará um só dólar, mas tu ganharás não cinco mil como pretendes, mas cinco vezes mais.
— Corno? — inquiriu Brenann sem compreender. --- Tu não darás um cêntimo e eu ganho muita mais? Quem diabo vai pagar então?
— Leonard Mimms, naturalmente. Tem mais dinheiro que eu e dá-lo-á de boa vontade e sem a menor resistência.
— Mas por que vai dá-la? — tornou a surpreender-se o foragido. — Supões porventura que ele sente tanto a morte de Sid, para dar urna elevada recompensa a quem acabe com o seu matador? A ele não lhe interessa nada Latham. Mas para salvar a sua filha, não hesitará em dar tudo. Até a vida!
Falou com largueza e claro do que a sua fértil imaginação acabava de sugerir-lhe. Foi Brenann quem ficou agora boquiaberto e surpreendido, embora no final aplaudisse com verdadeiro entusiasmo.
(Coleção Pólvora, nº 3)

Sem comentários:

Enviar um comentário