segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PAS229. Um inútil original

- Tenho vinte e sete anos. E há dez que percorro o mundo. Pois bem: neste espaço de tempo, posso garantir que apenas conheci razoavelmente três territórios deste imenso país: Texas, Novo México e Arizona. O senhor já reparou que o nosso Mundo é uma fonte inesgotável de autênticas maravilhas?
O velho Weston, o pai de Suzan, concordou:
- Talvez, vistas as coisas de certa maneira a razão esteja do seu lado; mas quando um homem se desliga de todas as obrigações e compromissos, como me parece ser o seu caso, isso significa que ele próprio deseja que o consideremos um parasita, ou um inútil.
Tex sorriu, quase divertido.
- Um inútil!... É curioso que desde que cheguei a Green Valley, não oiço outra coisa senão chamarem-me inútil: mas a verdade é que essa expressão se baseia apenas em normas que os homens estabeleceram.
- Que são afinal as únicas que têm realmente importancia - disse alguém por trás de ambos.
Os dois homens voltaram a cabeça. No umbral da porta, encontrava-se Suzan.
Tex, ao vê-la, compreendeu que ela já se encontrava ali havia bastante tempo e que tinha escutado toda a conversa.
- Permita-me que discorde - disse ele. - As nossas normas são falsas porque foram criadas por nós e não pela Natureza. A Natureza faz-nos livres e somos nós que nos convertemos em escravos. Inventámos o deinheiro e, para o possuirmos e amealharmos, tivemos de renunciar à nossa magnífica independência natural. Além disso, não vejo que os senhores, em essência, sejam mais úteis do que eu pelo simples facto de criarem gado e vendê-lo. O gado, no princípio, crescia sózinho, em todos os prados do mundo; mas nós começámos a transacioná-lo e covertêmo-lo num negócio. Isto foi útil? Não me parece. Os senhores ganham dinheiro vendendo uma coisa que na verdade pertence a todos os homens... e eu ganho-o jogando às cartas. Não me parece que exista grande diferença entre ambos os sistemas.
Suzan escutava-o boquiaberta, desconcertada pelas opiniões tão extravagantes que estava a ouvir. Parecia não atinar com a resposta. Entretanto, o velho Weston desatou a rir:
- Você é o tipo mais original que até hoje conheci, Connor.
(Coleção Búfalo, nº 59)

Sem comentários:

Enviar um comentário