sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

BUF054. O amigo das sombras


(Coleção Búfalo, nº 54)



Este livro, de Rogers Kirby, começa, como é da praxe, com um pouco de história sobre a Califórnia e sobre a cidade dos esqueletos, imagem genérica das cidades abandonadas após a febre do ouro.
Depois, este livro é um tanto confuso. Garry comprou através de um amigo o rancho Peak Meadow e, quando regressa para tomar posse do mesmo, auxilia um primo que foge à injustiça da justiça fácil que o acusa da morte de um homem. Garry toma o lugar do perseguido, mostrando-se e fugindo no seu cavalo, para lhe dar tempo ara escapulir-se para o México.
Quando já se encontra perto do seu destino, é preso por um grupo de lenhadores, mas uma cumplicidade suspeita do xerife faz com que mostre a sua inocência. Entretanto, o seu primo aparece morto, admitindo-se a hipótese de suicídio.
Aos poucos a figura do perigoso “Amigo das Sombras” é introduzida na novela, sem lhe atribuir um papel relevante, sabendo-se que é um indivíduo perigoso, que não fala, que dispara por tudo e por nada e se esconde numa cabana.
Garry toma conta do seu rancho, estranhando não encontrar o amigo que o comprara para ele. Aos poucos, Kirby conduz a trama para vir a considerar o xerife como o criminoso e a fazer confundir a sua pessoa com o “Amigo das Sombras”… Tudo parece fácil, as pessoas aparecem e desaparecem conforme o autor quer, os potenciais criminosos mudam com a facilidade com que o dedo pode apontar.
Interessante de início, o livro vai caindo na vulgaridade à medida que a leitura avança…

Passagens selecionadas:

PAS216. Na cabana do «Amigo das Sombras»
PAS217. Brincar aos índios 
PAS218. Morrer a rir 



Sem comentários:

Enviar um comentário