segunda-feira, 6 de junho de 2022

BRV013.00 Encontro com "Dois Renegados"

Neste documento, o autor chama a atenção para a necessidade de ler as linhas dos contratos em letra pequena. Através disso, a beldade Joan descobriu que os terrenos que o pai tinha libertado para a reserva índia lhe seriam devolvidos caso estes um dia abandonassem a reserva. 

Um dia, num momento em que o caminho de ferro estava para passar por aquelas paragens e com o beneplácito dos responsáveis da aldeia ferroviária, teve a miraculosa ideia de fazer a vida negra aos índios, contratando um bando para lhes matar os bisontes e tornar a sua existência insustentável. Julgava assim que eles abandonariam o local e ela acabaria por receber a indemnização relativa à expropriação por as terras voltarem à sua posse.

O azar do bando formado em torno destes interesses foi a existência de dois renegados, um índio e um branco, que integrados no meio da outra raça acabaram por lhes descobrir, denunciar e destruir o maquiavélico plano.

«Shoshone», assim era chamado o renegado índio, ao voltar à sua terra reconquistou Nalinla e conseguiu um acto nobre perante os seus, vindo a ser reintegrado.

Está bem arquitetada esta obra de Ros M. Talbot, embora tudo pareça um pouco forçado. De qualquer forma, a escrita é agradável e o relato prende-nos do princípio ao fim. Aqui fica para leitura integral ao longo dos próximos dias.


Sem comentários:

Enviar um comentário