segunda-feira, 17 de abril de 2023

CLT026.12 Epílogo

A notícia da morte de Jules Blackfield correu como o vento. Não ficou nem um «pistoleiro» na cidade.

Norman Wright e o cabo Sam descansaram alguns dias durante os quais tiveram a alegria de saber que Laura Smiles ia melhorando com rapidez, e que tinha desaparecido todo o perigo. Ainda que com grande pesar, os dois federais decidiram regressar a Hot Meadows' para se apresentarem ao capitão Sunsets.

—Voltarás, rapaz? Quando vocês voltarem, nem sabem a alegria que sentimos.

— O dever chama-me, senhor Davis.

—E você, Norman?

O jovem pensou uns momentos.

—Também tenho o meu dever, bem o sabe...

—Acaso não o cumpriu com juros? Fique, Norman. Preciso de um homem como você para ocupar o lugar de capataz.

Jane estava presente e corou. Não se atrevia a levantar os olhos.

—Agradeço-lhe, mas lamento. Tenho que regressar.

—Como queira. Mas pense que nós podemos em qualquer parte cumprir os nossos deveres...

Quando os dois ficaram sós, o cabo disse a Norman Wright:

— Sabes uma coisa? Acho que Patrick Davis tem razão.

— A que te referes?

— Se eu tivesse a tua idade e uma mulher tão bonita que me olhasse como Jane o faz para ti, não pensaria mais. Os federais são muito importantes é verdade, mas tu és jovem e... Repito-te que Davis tem razão!

—Gosto de ser federal! —objetou Norman, secamente.

—E já o foste com consciência. Mas deixa-me a mim passar a vida entre os rapazes e ensiná-los... O teu lugar é aqui.

— Isto foi um sonho, Sam. A realidade está em Hot Meadows.

— És mais teimoso do que... — Sam conteve-se.

Chegou o momento da despedida. Jane estava muito triste. Sam e Norman subiram para ver Laura Smiles. Esta já estava um pouco melhor.

— Quem sabe se nos tornaremos a ver! —disse Laura. — Sabem que o senhor Davis me propôs que ficasse por cá? É muito boa pessoa! Mas eu não aceitei, claro... Eu, verdade seja dita, gosto da minha vida... —mentiu, fingindo despreocupação. O amor pelo jovem devia ficar no seu coração como um sagrado segredo. — Quem devia ficar aqui é Norman, ouve jovem? Há uma rapariga que chora pelos cantos na tua ausência. Falo a sério, Norman. Jane confessou-me que te ama.

O sangue assomou ao rosto do federal, o coração bateu-lhe mais depressa e os seus olhos brilhavam.

—É verdade, Laura? Não mentes?

Norman abandonou o quarto e desceu as escadas de dois em dois degraus em busca de Jane. Laura Smiles piscou um olho ao veterano Sam. Era tudo um truque.

Quando Norman viu Jane, uma torrente de palavras brotou da sua garganta. As faces pálidas da jovem tomaram cor e julgou que ia desmaiar. Mas não havia perigo de que caísse, pois Norman apertava-a nos seus braços e beijou-a nos lábios.

Naquele momento entrou Patrick Davis, descobrindo a cena amorosa. Foi tanta a surpresa que também esteve à beira de desmaiar. Mas reagiu quando lá em cima apareceu Sam Pine gritando:

— Um viva para os noivos!

— Que significa isto, Sam? — perguntou o rancheiro com cómica severidade, enquanto Jane e Norman se separavam, sorrindo felizes.

— Isto significa — continuou Sam — que Norman Wright me acompanhará a Hot Meadows para evitar que o capitão Sunsets me mande fuzilar. Mas que regressará logo para se casar. Ah, e se o capitão não se porta bem, e não me deixar mandar ao meu gosto, também eu volto qualquer dial

A gargalhada foi unânime. Laura Smiles também ria para disfarçar algumas lágrimas que se escapavam dos seus belos olhos azul-violeta...



FIM

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário