sábado, 17 de setembro de 2016

BIS120. O provinciano

 
(Coleção Bisonte, nº 120)
 
Lazaro Galindo, um perito em cavalos, chegou a São Francisco com a mãe com o objetivo de começar uma nova vida de trabalho naquilo que melhor conhecia. Chegado de Salinas, terra onde parecia não haver maldade, em breve foi tido por «provinciano» e sujeito a todo o tipo de aldrabices cometidas pelos miseráveis que pululavam na cidade.
A amizade entabulada com uma pequena, filha de boas famílias, mas a quem os pais tinham sido assassinadas, fez com que ultrapassasse alguns problemas, mas ao mesmo tempo fê-lo cair nas más graças de um indivíduo poderoso interessado na jovem.
Finalmente, a sua extrema parecença com um criminoso fez com que fosse perseguido pela lei e Lázaro acabou por desesperar ao ver que a sua esperança numa nova vida naquela terra onde o ouro transformava a vida das pessoas de um momento para o outro não tinha correspondência na realidade.
Cesar Torre tem aqui um livro onde explora bem o caráter do provinciano, onde mais uma vez o criminoso surge no indivíduo impoluto de quem ninguém suspeito, mas a dada altura introduz personagens secundárias para encher texto que o tornam um tanto insuportável.

Sem comentários:

Enviar um comentário