segunda-feira, 19 de setembro de 2022

CLF050.00 Ao que vem «Um forasteiro chamado Parker»?

O pai de Parker, um comerciante estabelecido em San Martin, foi assassinado e ele, vindo não se sabe de onde, chegou à cidade para o vingar. Inicialmente, pressionou um antigo amigo do pai, julgando que ele tinha participado e que conhecia o verdadeiro assassino. Perante a convicção da negação deste, o qual tinha uma filha ultra bonita, acabou por o deixar em paz.

Mas Parson e a rapariga não ficaram tranquilos e, preparando-se para fugir da povoação, acabaram por informar Parker acerca de uma quadrilha que ali dominava fazendo chantagem sobre agricultores e outros para obterem rendimentos usurários pelo crédito concedido.

A novela passou a desenvolver-se em tiroteios envolvendo de um lado Parker e os agricultores e, do outro, usurários e uma quadrilha de bandidos. Claro que os bons acabaram por ganhar, apesar dos contantes apelos do reverendo Whitney para se perdoarem e manterem a paz. Terrivelmente dramático é a morte do cavalo de Parker, o fiel «First», sacrificado em momento de tiroteio e assim salvando a vida do dono.

Enfim, um livro que se lê, onde tem alguma graça o relacionamento de Parker com a filha de Parson, designadamente no momento em que se encontram no final de uma perseguição e onde nunca se percebeu muito bem o papel da sobrinha do reverendo e do seu noivo, Pat, que a certa altura parece ter partido em perseguição de um dos agiotas e nunca mais se soube dele…

Para fazerem o V. juízo, vamos publicá-lo ao longo dos próximos dias.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário