domingo, 15 de janeiro de 2023

CWB299.10 Encontro com o assassino de Cheyenne


A rua estava silenciosa. Donkey parou em frente do "Saloon" de Spencer, acendeu um cigarro e entrou.

Olhou à sua volta. Spencer estava sentado numa mesa, acompanhado de dois dos seus pistoleiros. O resto da clientela não oferecia interesse algum para ele.

Donkey pensou no xerife Porter quando se aproximou da mesa ocupada pelo dono do "Saloon". Viu-o empalidecer extremamente, mas reagir de pronto à sua aproximação.

— Com mil demónios, Donkey! Que procura você aqui a estas horas?

O que Spencer desejava saber é o que fora feito dos seus homens, que mandara à sua procura. Precisamente os que tinham ferido Hellen. Replicou:

— Procuro-o a si.

— Para quê?

— Para lhe ordenar que feche esta baiuca e desapareça de Pueblo.

— E se...

— Espere, que ainda não acabei... — fez uma ligeira pausa, como se quisesse ordenar pensamentos díspares, e acrescentou:

— Hellen Miller foi ferida em La Junta, compreende? Posso matá-lo, imediatamente, mas, embora pareça, estranho, não o desejo fazer. Estou farto de sangue! — dizia a verdade do que pensava —. Portanto, ponha-se a andar! Tem tempo até amanhã ao romper do sol. Se quando regresse o encontrar ainda aqui, matá-lo-ei. Por satisfação própria e pelo que lhe fez a ela.

Retrocedeu um passo e recebeu então a resposta de Spencer:

— Espere, Donkey. Não irei nem amanhã nem nunca. E agora sou eu que lhe digo que não volte a pôr aqui os pés. Quanto ao ocorrido com "miss " Miller, eu sou o primeiro a lamentá-lo, embora não saiba do que se trata.

— Mantenho o que disse. Feche o "Saloon " e abandone Pueblo. Poupar-se-á a dissabores.

Com estas palavras, Donkey começava a afastar-se quando os dois pistoleiros levaram as mãos aos "Colts". Donkey voltou-se já com o seu na mão direita. E no segundo imediato estalou o tiroteio que três segundos depois, estava terminado.

Três cadáveres jaziam no solo, os de Spencer e dos seus dois pistoleiros, cada um com uma bala na fronte, enquanto Donkey substituía os cartuchos gastos e se dirigia para a rua, deserta como anteriormente.

Pensou em Tracy. Nessa noite acabaria de uma vez com tudo. Mas onde se encontraria Tracy? E os dois comissários do xerife? A vigiar a casa de Tracy e dos seus dois pistoleiros?

Continuou rua abaixo. Estava disposto a percorrer Pueblo de ponta a ponta durante toda a noite e a continuar no dia seguinte, se fosse necessário. Penetrou na ruela para onde se sentira instintivamente, conduzido. De súbito, ouviu claramente, o ruído de alguns passos, acompanhado do tilintar de esporas.

Escutou. Eram três homens. Três pistoleiros. Elmer Tracy, Delano Prescoe e Alf Caller. sem dúvida alguma. Dirigiam-se, como multas outras pessoas agora, para o "Saloon" que fora de Spencer, atraídos pelas detonações. E a uma maior distância, distinguiu, igualmente dois vultos. Deviam ser os dos dois comissários, que se imobilizaram ao ouvir sua voz.

— Olá, Tracy! Sabes que ando há muito à tua procura?

Os três detiveram-se, paralisados pela surpresa, ao verem a alta silhueta, agora postada no centro da rua, mais sinistra, mais fria e mortífera do que nunca. E começaram a separar-se em movimentos sincronizados.

— Não será o contrário, Joe? E sabes porquê? Pelo assassínio de Jimmy Miller, além de Cheyenne.

— Enganas-te. Porter, o xerife de Pueblo é que te procura a ti, por esse mesmo assassínio. Pediram de Cheyenne a tua extradição. Eu não tinha armas nem o rapaz tão-pouco. Tu também foste convidado para o casamento, mas não compareceste. Sabes bem porquê. É simples. A tua ideia era aproximares-te do meu rancho, mas completamente só. Sabias que Jimmy queria ter uma explicação comigo. Não para me matar, mas para evitar futuras questiúnculas, uma vez consumado o casamento...

"E tu assassinaste-o com o meu "Colt”, com o mesmo com que vou matar-te agora. E fizeste-o em parte por ciúmes e em parte para pores fim a esse casamento no próprio dia em que se verificou. Quase o conseguiste quando, transtornado resolvi fugir. Mas agora Hellen Donkey é minha verdadeira esposa, compreendes? Um pouco tarde, mas nem tu nem ninguém ma podem já tirar. Vamos, Tracy, será que tens medo de confessar, aqui, no meio da rua?

— Nunca confessarei isso, bem o sabes — respondeu Tracy, com voz rouca — E não o confessarei porque não é verdade. O assassino...

Donkey interrompeu-o:

— Vou-te matar, Tracy. Jimmy, lá de cima, agradecer-me-á.

— Somos três e não poderás fazer nada connosco.

Nesse instante interveio um dos comissários.

— Está enganado, Tracy. Temos ordem para deixar o assunto entregue a "mister" Donkey, mas se os seus amigos intervierem, terão de contar também connosco, e não é aconselhável fazer fogo contra dois representantes da Lei.

Não houve mais palavras. Fez-se um profundo silêncio, e, de repente, um dos pistoleiros sacou o "Colt" com endiabrada rapidez. Mesmo assim, foi demasiado lento em comparação com Donkey. Acto-contínuo, mais quatro armas emergiram aos respetivos coldres, disparando quase simultaneamente, e mais três cadáveres, os de Tracy, Prescoe e Callender, juncaram o solo de Pueblo nessa noite fatídica para os pistoleiros da cidade.

*

Donkey já não tinha nada a fazer ali. Em compensação, na vizinha La Junta, esperava-o uma mulher, bela, jovem e amorosa, que ressurgia para a vida e para o amor.

Ao apertá-la, de novo, nos braços, Donkey compreendeu que todo o passado ficara para trás. Com Diana, com o xerife Porter, com os cento e cinquenta mil dólares que o velho Miller lhe devia e que a ele não lhe faziam falta alguma...

 



FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário