domingo, 8 de janeiro de 2023

CWB299.03 Um xerife de visita ao rancho dos MIller


Efetivamente, Don Porter dirigia-se ao rancho dos Miller. A primeira pessoa que se lhe deparou, quando ali chegou foi Hellen, que envergava um vaporoso vestido branco, o qual fazia realçar mais ainda, as suas magníficas formas. Estava sentada em frente da casa e aproximou-se sorridente ao vê-lo.

— Olá, xerife — saudou-o — Tu por aqui? Com toda a certeza que não me vens prender, não é ver dade?

Porter respondeu com inteira verdade:

— Acredita que, se pudesse, há muito que o teria feito... e para toda a vida. Admiras-te?

— Nada me admira, quando se trata de homens.

Ao pronunciar estas palavras pensava em Donkey e o seu rosto nublou-se, violentamente.

— Mas tu não vieste cá para me dizeres isso, não é assim?

— Não, minha linda, queria falar com teu pai. Mas encontrei Buck Joslin no caminho e o vosso capataz disse-me que saiu do rancho esta manhã muito cedo. Tu, Hellen, é que me poderias ajudar.

— Ajudar-te? Em quê?

— Em primeiro lugar quero perguntar-te se conheces um pistoleiro chamado Joe Donkey.

— Sim — disse ela, friamente —. Porquê?

Porter contou-lhe o ocorrido em Pueblo na noite anterior.

— Quando lhe ofereci um cargo a meu lado, riu-se e disse-me que era um assassino. Que matara um homem em Cheyenne, fazendo-o pelas costas. Que sabes tu disso, Hellen?

O peito da rapariga começou a arfar sob o decotado vestido, agitado por sentimentos que ela se esforçou por dissimular.

— Eu? Porque mo perguntas a mim, Don?

— Porque Donkey me desafiou a que o fizesse precisamente a ti, pequena.

Fez-se um espesso silêncio entre ambos, que Hellen, rompeu.

— A coisa começou, como ele te disse, em Cheyenne, há uns dois anos.

Em seguida relatou-lhe a história, palavra por palavra, e quando acabou Porter achou que o respeito que tinha por ela crescera de uma maneira extraordinária. O seu respeito e a sua admiração.

— Que pensas fazer, Hellen?

— Ainda não sei, mas mantém-te prevenido para a hipótese de precisar de ti, Don.

Conversaram ainda durante algum tempo, até que Porter montou, de novo, e regressou a Pueblo a todo o galope, com a mente cheia de estranhas ideias, todas elas relacionadas com a própria Hellen.

Sem comentários:

Enviar um comentário