quarta-feira, 4 de setembro de 2019

ARZ014.18 Reencontro com a quadrilha

Wickes contemplou Cliff, enquanto este apertava o cinto-cartucheira com o revólver.
— Tenha cuidado, Werfel; procure não cair nalguma ratoeira.
—Não se preocupe. Irei com pés de lã e procurarei fugir ao combate. Não nos convém ter baixas.
Pôs o chapéu na cabeça e, antes de dirigir-se para a porta, murmurou:
— Até à vista.
— Adeus, rapaz. Boa sorte.
Cliff saiu do gabinete e dirigiu-se para as traseiras do edifício. Quando atravessava o pátio deserto, ouviu uma voz chamar:
— Cliff.
Voltou a cabeça. Para ele avançava Nancy com o assombro refletido no rosto. O jovem esperou e a rapariga, ao chegar junto dele, contemplou a estrela que tinha no peito e depois fitou-o nos olhos.
— Então, é verdade?
Cliff apontou para o peito.
— Se se refere a isto, é como vê.
Nancy não saía do seu assombro.
— Mas como foi esta mudança tão repentina? Disseram-me que aceitara o lugar de ajudante do xerife, mas eu não quis acreditar.
— Pois, como vê, é verdade.
A rapariga fitava-o com estranha fixidez.


— Cliff, eu não compreendo que tenha mudado de opinião tão rapidamente. Ontem garantiu-me que não aceitaria o lugar, porque estava decidido a partir de Tonopah.
O jovem desviou o olhar.
— Quando cheguei a casa do xerife, já decidira aceitar.
— Porquê?
Cliff cravou os seus olhos firmes e apaixonados nos da rapariga.
— Por si... e por Bobby também.
Nancy parecia não dar crédito ao que ouvia.
— Por mim — murmurou num sussurro. — Não o compreendo, Cliff.
Ele contorceu-se, como sentindo-se pouco à vontade.
— Quando saí da escola, tive tempo de refletir, embora já não fosse preciso. Havia uma coisa positiva para mim: eu não podia deixá-los, a si e ao Bobby, desamparados. E já que não queriam deixar Tonopah só me restava fazer uma coisa: ficar eu também aqui para tentar livrá-los de qualquer complicação. E aqui tem a explicação.
Encolheu os ombros, acrescentando:
— E agora desculpe-me, Nancy. Estou ocupado.
Mas ela, antes de ele poder marchar, agarrou-o por um braço.
— Cliff, tem a certeza de que só ficou por mim e pelo Bobby?
— Certeza absoluta.
— Quer dizer que não mudou de opinião sobre os seus semelhantes?
Ele abanou a cabeça.
— Não mudei.
-- Mas porque pretende ajudar-nos a mim e ao Bobby?
Cliff, com suavidade, mas firmemente, desprendeu--se da mão de Nancy e, ao mesmo tempo que se dispunha a partir, dirigiu-lhe um último e penetrante olhar.
— Porque você e o pequeno são diferentes de todos os outros.
Antes de ela poder formular outra pergunta, o jovem deu meia volta e afastou-se a grandes passadas. Quando Nancy reagiu, já Cliff desaparecera da sua vista. Pensativa, a rapariga encaminhou-se lentamente para a casa. Ali, na repartição, encontrou Wickes.
— Bons dias, xerife.
O outro levantou a cabeça.
— Olá, Nancy. Aconteceu-lhe alguma coisa?
A rapariga, sem fazer caso da pergunta, interrogou por sua vez:
— Aonde vai... Werfel? Passou por mim e parecia levar muita pressa.
Wickes endireitou-se.
— Tem de sair com um grupo de homens para efetuar um reconhecimento na pradaria. É preciso localizar a quadrilha de Hudson, saber o que pretenderá fazer.
Nancy deu um salto.
— Mas isso é terrivelmente perigoso, é como meter-se na boca do lobo.
— Talvez, mas apesar disso, não podemos ficar aqui de braços cruzados. Quis ir eu, mas Werfel parece ter um interesse especial. Diz que conhece melhor a pradaria do que eu, e é possível que tenha razão.
A rapariga não podia dissimular uma viva inquietação.
— Mas ele é um convalescente. Não devia fazer exercícios violentos.
Wickes reclinou-se na cadeira.
— Olhe, Nancy, é mais fácil dominar um touro selvagem que a um homem como Werfel. Não é sangue o que lhe corre nas veias, mas autêntico fogo líquido.
— Mas a sua saúde...
— Não se preocupe com isso. O próprio doutor Graham ficou surpreendido com o seu rápido restabelecimento e concordou que já se achava em excelentes condições físicas. Esse rapaz é feito de aço. 


Os dez cavaleiros que seguiam Cliff cavalgavam em silêncio pela pradaria deserta. Todos eles eram habitantes de Tonopah, que se ofereceram voluntariamente para organizar uma força que se opusesse a Hudson. Entre eles figurava o próprio McClaw.
Cliff, que marchava à frente, não deixava de explorar o terreno com os seus olhos penetrantes. Ainda se notava uma ligeira dificuldade nos movimentos do ombro e braço direitos, mas isso passava despercebido aos demais. E ele, mais do que nunca, tinha de o ocultar, visto todos terem depositado a maior confiança nas suas faculdades.
De súbito, parou o cavalo, erguendo o braço para que os companheiros o imitassem. McClaw, que cavalgava perto dele, perguntou:
— Que aconteceu?
Cliff, cujos olhos semicerrados se mantinham fixos num ponto determinado, murmurou:
—Um grupo de homens a cavalo.
Ao mesmo tempo, apontou com o braço. McClaw e todos os outros viram, a certa distância e recortadas na crista dum alto, as silhuetas de catorze ou quinze cavaleiros.
—Gente de Hudson? — perguntou um dos seus homens.
— Provavelmente.
Os desconhecidos puseram-se em movimento e avançaram para eles.
— Vêm para aqui — murmurou McClaw. — Talvez sejam membros de alguma caravana.
— Depressa sairemos de dúvidas — respondeu Cliff.
Os outros, ao chegarem a menos de um quilómetro de distância, pararam um momento e, depois duma breve hesitação, arrancaram a galope, ao mesmo tempo que as suas armas começaram a troar.
Houve uma remexida entre os cavaleiros de Cliff, que, de pronto, tiraram as armas dos coldres, dispostos a fazer frente à agressão. Mas o jovem fez dar meia volta ao seu cavalo e ordenou:
— Rápido! É preciso regressar a Tonopah! São membro da quadrilha de Hudson e reconheceram-me!
McClaw parecia surpreendido.
— Podemos dar-lhes combate. Afinal de contas, são poucos mais que nós.
— Não tenha ilusões. É um grupo demasiado numeroso para se tratar duma simples patrulha. São os exploradores e apostaria a que a uns três ou quatro quilómetros mais atrás vem toda a quadrilha. E não lhe reste dúvidas de que o seu propósito é assaltar Tonopah. Rápido! Venham comigo!
Empreenderam o regresso à cidade a galope rasgado, perseguidos pela patrulha inimiga. Durante um bom espaço de tempo trocaram tiros entre si, mas a velocidade da marcha impedia qualquer precisão de tiro. Não tardaram, todavia, em desaparecer aos seus perseguidores, mas nem por isso diminuíram o andamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário